Blog

A sua família é tóxica? Faça o teste

Faça o teste “A sua família é tóxica?” se acredita que provenha de uma. O questionário a seguir ajudará a revelar o nível de falta de funcionalidade de sua família. Responda com “sim” ou “não”. Após completar o questionário, conte o número de respostas “sim” e leia o comentário de interpretação de pontuação.

Descubra o nível de falta de funcionalidade de sua família

1- Embora não se sinta confortável com o termo “abuso” (verbal, emocional/psicológico, físico, sexual, espiritual), consegue identificar os comportamentos da mãe e/ou do pai como característicos de quem os pratica.

2- Há muitos segredos e triangulação em sua família, a ponto de nunca saber o que é verdade ou em quem pode confiar.

3- Os seus pais têm o hábito de envolvê-la, de forma direta e consciente, nos problemas de ordem financeira, relacional e/ou emocional deles, invertendo os papéis como se você fosse a mãe.

4- Você não se sente vista tampouco ouvida por sua família, é como se os seus sentimentos, interesses e suas vontades não tivessem nenhuma importância.

5- Pelo menos um de seus pais tem o vício ou hábito de se automedicar com drogas, álcool ou comida.

6- Você nunca recebe reconhecimento genuíno por esforços e conquistas, pelo contrário, quando consegue um êxito, é tratada com indiferença, desdém ou desrespeito.

7- Os seus pais usam as suas vulnerabilidades contra você para mantê-la pequena, infantilizada e submissa.

8- A autoafirmação é um supergatilho para você. Quando necessita defender-se ou tomar decisões de forma independente e assertiva, fica ansiosa, congela, faz tudo para evitar conflitos, procrastina e/ou age de modo desnecessariamente agressivo.

9- Na presença da sua família, sente-se inferior, insegura, inautêntica, impotente, desesperançada e cansada. É como se sugassem toda a sua alegria, boa vontade, autoestima e energia de vida.

10- Dizer não ou não fazer exatamente o que os seus pais querem desemboca em brigas e desentendimentos, portanto, acredita que é melhor submeter-se a sua tirania “para não se desgastar mais”.

11- Os seus pais exigiam que trabalhasse, cuidasse de si própria, dos irmãos e/ou da casa, quando ainda não tinha idade ou maturidade para isso.

12- Nenhum momento especial da sua vida é verdadeiramente seu ou celebrado com alegria e orgulho por seus pais. Aniversários, formatura, casamento, nascimento de filho, promoção no trabalho etc. passam em branco ou são “comemorados” de forma forçada ou sem entusiasmo genuíno.

13- Os seus pais não toleram erros. Quando alguém erra, é bombardeado com crítica destrutiva ou destratado.

14- Você vive pisando em ovos ao redor de, pelo menos, um de seus pais, pois são extremamente reativos e imprevisíveis.

15- Os sentimentos mais associados à sua família são culpa (dever/obrigação), vergonha, medo/ansiedade, tristeza, raiva e impotência.

16- Você não se sente compreendida pelos irmãos ou tem sérios problemas de relacionamento com eles.

17- Se já não cortou contato com pelo menos um membro de sua família, constantemente pensa nessa possibilidade.

18- Embora o seu pai ou a sua mãe reconheça, mesmo de forma silenciosa, que o outro é tóxico e uma péssima influência para os filhos, não se posiciona com firmeza para protegê-los, pelo contrário, facilita, de modo indireto e negligente, a perpetuação dos comportamentos disfuncionais.

19- Você tem a tendência de agir de forma codependente e emocionalmente dependente nos relacionamentos e, embora seja consciente disso, tem dificuldade de sentir-se confortável ao dizer não, em acreditar e priorizar os seus sentimentos, bem como agir de forma autônoma.

20- Você possui uma tolerância baixíssima ao desconforto, portanto, fica ansiosa quando alguém não está bem a sua volta ou quando as coisas não dão certo, levando tudo para o lado pessoal.

Análise de pontuação do teste família tóxica:

1 – 5: a sua família tem traços de falta de funcionalidade

6 – 9: a sua família é disfuncional

10 – 15: a sua família é altamente disfuncional

16 – 20: a sua família é tóxica

11 comments

  1. Maria Helena Lapenda disse:

    Minha família é tóxica, sou filha de mãe narcisista, só me liberte depois da leitura dos seis dois livros maravilhosos. Prisioneiras de Espelho e Filhas de Maes Narcisistas , muito obrigada, salvou a minha Vida!

  2. tereza vale disse:

    Excelente teste e muito esclarecedor. Minha familia é uma merda. Quase nao tenho contato c ninguem. Somos todos doentes, graças ao nivel de toxico de minha mae louca e narcisista. Vc descreveu aqui situações c perfeiçao. Vamos levando. Minha mae fara 90 anos e nao muda. Continua o mesmo monstro de sempre. Affff. Apos muita terapia (e continuo), estou conseguindo me organizar e plantar p poder sair de vez do Brasil. Nem rastro quero deixar pelo caminho. Gratidao a vc, que sempre nos beneficia com conteudos que elucidam e agregam aos pedaços de nossas almas.
    Obrigada!

  3. Juscelana Maria disse:

    De acordo com este teste minha família é tóxica sem dúvida.
    Vejo que fiquei por tempo demais na vazilha deixando a água esquentar como a história do sapo. Ainda consegui me saltar da vazia pelando, porém me sinto bastante despedaçada. Ás vezes me sinto como uma planta solta com as raízes boiando sobre um rio.
    Realidade dura.
    Sou grata Michele por sua atuação em favor das pessoas que querem e buscam se libertar do fogo do narcisismo.
    Obrigada

  4. Ivanora Cordeiro (Ivi) disse:

    Querida Michelle,
    Este teste retrata objetiva e resumidamente a minha vida com uma mãe narcisista perversa, Foram 16 sim e 4 não.
    E, além da minha mãe perversa eu sofro a maledicência dos parentes tóxicos, pois, a família original dela (mãe e 6 irmãos) é igualmente disfuncional e desprezível. Foram décadas de péssimo relacionamento, baseado em falsidades, segredos,ignorancia, distorções, desafetos e de falta de amor . E , apesar de morar em outra cidade, e não ter o convívio diário com tais parentes, eles exerceram a sua má influência, através da minha própria mãe. Uma teia familiar maléfica e doentia que opera mesmo à distancia .
    Graças ao apoio que tive e a conscientização com a leitura do seu livro, eu identifiquei o problema e estou me libertando ! Muito obrigada !

  5. Lúcia Vanni disse:

    Minha família é tóxica. Minha mãe é narcisista. Só descobri isso aos 55 anos. Corro para recuperar o tempo perdido e diminuir sequelas terríveis.

  6. Rosimeri Rangel Mello disse:

    Sim minha família é tóxica. 19 das 20 perguntas foram sim.

  7. raquel disse:

    Deu todos eles =(
    Tão dificil aceitar que a gente vive isso, mas vamos superando aos poucos.

  8. RENATA DE CARVALHO disse:

    Minha família é disfuncionau mas era tóxica. Descobrir a doença dos meus pais trouxe muita dor e mágoa, mas ajudou muito!

  9. Carol disse:

    Tóxica demais!
    Minha vida não é minha! A Narciso quer tudo pra ela! Se não for como ela quer, não serve!
    Não aguento mais isso!

  10. Ana disse:

    18!…. Família tóxica…. já me afastei….estou com 38 anos….mas ainda sim continuam tentando me prejudicar….. não vejo a hora disso acabar….. Muito obrigado por estudar e expor esse assunto tabu de mães narcisistas….Deus te abençoe.Bj

  11. Anita disse:

    Michelle,

    Gratidão, por toda a ajuda que você tem dado à nós, filhas de Narcisistas. Tenho mãe Narcisista Oculta e Padrasto Psicopata Narcisista Perverso. Minha família é altamente tóxica. Sofri anos de abusos (psicológico, físico e sexual).
    Ninguém de fora nunca soube o que acontecia dentro do “lar perfeito”. Minhas irmãs continuam brincando de família feliz. Nem mesmo a minha irmã que tentou o suicídio consegue dar um fim ao ciclo interminável de abusos.
    Eu, felizmente, pude ter acesso à conteúdos preciosos, como os seus livros e consegui me libertar. Estou no contato zero há alguns anos.
    Após muitos anos de terapia, consegui constituir a minha família e quebrei o ciclo de abusos. Muito, muito obrigada, por toda a ajuda. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Scroll to top