Latest Posts

4 sinais que você sofreu negligência na infância

A negligência é a forma mais comum de abuso. De acordo com a National Children’s Alliance (2021) e Brown et al. (2023), 76 a 78% das vítimas de abuso são crianças negligenciadas. A negligência infantil pode ser física ou emocional e compreende a ausência de cuidados adequados, seja com o bem-estar emocional ou físico da criança. Apesar de ser habitual, não é facilmente identificável pelas vítimas como o abuso físico ou emocional. Se você suspeita de ter sido vítima e gostaria de obter esclarecimentos sobre o assunto, elenca-se 4 sinais de que você sofreu negligência na infância:

4 sinais que você sofreu negligência na infância
A negligência é a forma mais comum de abuso

1- Você negligencia a própria saúde e o bem-estar: você se esquece das necessidades do corpo, ignora sinais de problemas de saúde e não toma as medidas necessárias para lidar com as vulnerabilidades físicas e mentais em tempo hábil. Além disso, demora a procurar um profissional de saúde e só o faz quando pressionado por outras pessoas ou quando já se sente debilitado.

2- Você acredita não ser digno de cuidado: você se sente egoísta, culpado, envergonhado e/ou com medo quando precisa de ajuda, amor e atenção. Embora se sinta confortável no papel de doador e esteja disponível para os outros em momentos de necessidade, sente-se inadequado quando chega a vez de receber a ajuda e o cuidado das outras pessoas.

3- Você acredita não ser digno de coisas boas: você se sente egoísta, culpado, envergonhado e/ou com medo de possuir coisas caras e de boa qualidade, sente-se desconfortável quando se presenteia e ousa quebrar as rígidas regras de gastos, bem como quando recebe coisas boas das outras pessoas.

4- Você tem baixas expectativas: você se contenta facilmente com a mediocridade e tem uma sensação de familiaridade, segurança e, em alguns casos, até alívio quando as coisas não dão certo e é decepcionado pelos outros. Também chora ou se sente inadequado quando algo grande ou positivo acontece, como quando é elogiado ou reconhecido por seus esforços.

Para superar os efeitos do trauma da infância causado pela negligência, torne-se ciente de como pode estar perpetuando o abuso por meio da autonegligência. Aprenda como se conectar, ouvir e validar as necessidades do corpo, praticando a meditação de atenção plena/mindfulness, por exemplo, e implementando uma rotina de autocuidado. Se se sentir sobrecarregado com a ideia de fazer isso sozinho, contrate uma terapeuta do trauma para lhe ajudar a colocar essas medidas em prática e dar início ao processo de cura.

Referências:

Brown CL, Yilanli M, Rabbitt AL. Child Physical Abuse and Neglect. [Updated 2023 May 29]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470337/

National Children’s Alliance (2021). National Statistics on Child Abuse. https://www.nationalchildrensalliance.org/media-room/national-statistics-on-child-abuse/#:~:text=Nationally%2C%20neglect%20is%20the%20most,and%200.2%25%20are%20sex%20trafficked.

Deixe um comentário

Scroll to top