Latest Posts

5 razões dos irmãos não ficarem do seu lado

Se for leitora assídua deste blog e já devorou o meu segundo livro Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura sabe como uso a minha experiência como terapeuta de filhas e filhos de mães narcisistas para ilustrar como o abuso narcisista afeta a saúde mental e os relacionamentos. Uma reclamação frequente é a dificuldade de terem o seu sofrimento reconhecido de forma íntegra pelos irmãos, algo que se torna um grande desapontamento. Para entender isso e libertar-se de outro fardo do legado narcisista, elencam-se 5 razões dos irmãos não ficarem do seu lado:

5 razões dos irmãos não ficarem do seu lado
A filha de mãe narcisista raramente tem o seu sofrimento reconhecido pelos irmãos

1- Carência de amor de mãe: mesmo que amem muito os irmãos, este amor não é páreo para a sua necessidade orgânica de sentirem-se amados e aceitos pela mãe, o que nunca se materializa de forma incondicional e genuína, já que se trata de uma narcisista. Além disso, vivem em um mundo de negação e recusam-se a enfrentar a verdade narcisista; o luto pela perda da mãe no sentido afetivo da palavra fica pendente e contribui para perpetuarem esta carência profunda.  

2- Medo, culpa e vergonha: a mãe narcisista é mestra em chantagem emocional, portanto, usa o medo, a culpa e a vergonha para manipular os filhos a sentirem-se eternamente endividados, dependentes e aprisionados a si. Desta forma, ir contra uma mãe narcisista para defender o irmão ou a irmã que ousa expor o seu comportamento abusivo e impróprio não somente requer estâmina, mas muita coragem.

3- Falta de empatia: é natural para certos filhos e filhas de mães narcisistas terem certa dificuldade de sentirem verdadeira empatia pelos outros, já que foram educados por um indivíduo extremamente egoísta e egocêntrico.  

4- Dependência emocional: como precisam que a mãe se sinta bem para nutrirem um falso senso de segurança interno, os filhos e filhas de mães narcisistas emocionalmente dependentes são incapazes de defenderem alguém de sua presença nefasta, sejam os irmãos ou, até, a si próprios.   

5- Conveniência e crença negativa “sou incompetente”: aquele irmão ou irmã condicionado a acreditar, desde criança, que não é capaz de prosperar ou conseguir administrar a própria vida sem a influência da mãe narcisista e da família tóxica, dificilmente irá desvencilhar-se desse controle e sacrificar os ganhos secundários (ajuda financeira e/ou com os filhos, acomodação grátis etc.) por você ou quem quer que seja.

Para conseguir superar ainda mais outra perda – a da validação e do apoio dos irmãos – recomendo continuar a praticar o luto e a agir de maneira adulta, centrada e emocionalmente autônoma. Lembre-se de que, apesar de sentir-se triste e com raiva da injustiça que ainda sofre, possui o dom da autoconsciência e uma incrível resiliência, os quais lhe permitem traçar uma jornada de crescimento pessoal intensa, autêntica e recompensadora.    

9 comments

  1. Evandro Tsuji disse:

    Prezados,
    Sou casado com uma mulher que possui uma mãe narcisista. Agradeço pelo trabalho extremamente esclarecedor e diferenciado, que muito me ajudou a entender o universo e as dificuldades emocionais inerentes a esse tipo de relacionamento abusivo.
    Felicidades a todos!
    Evandro Tsuji

    1. Erika disse:

      Conhecimento é o começo da cura

  2. Ivanora Cordeiro (Ivi) disse:

    Eu sou filha única de uma mãe narcisista perversa. Na infância e adolescência eu sentia a falta de um irmão ou uma irmã. Mas, hoje em dia sei de tantas famílias tóxicas com uma irmandade desumana, que dou Graças a Deus em ser filha única. Menos mal.
    um grande abraço ,

  3. Irma Conceição Goularte de Freitas disse:

    sou leitora assídua e leio e releio seus livros. Quando termino de reler um, começo novamente o outro. Realmente, os meus irmãos não entendem muito esta minha nova vida, mas tenho uma relação mais ou menos boa com os irmãos homens Com minha irmã, mais moça ficamos um ano sem se ver e falar, pois ela mora longe com minha mãe, e quando nos vemos é briga na certa.

  4. Poliana disse:

    Sou psicóloga e filha de uma mãe narcisista. Mesmo com todo conhecimento pra mim e muito difícil aceitar e lidar com essa realidade que é minha! Além disso tenho 1 irmã e 1 irmã que não enxergam ela dessa forma por ela usarem eles e meu pai pra me atingir. Colocando todos contra mim. Minha irmã tem uma personalidade de ego elevado, logo ter uma mãe que dá apoio e reforça ela ser assim, faz com que me veja como um “estrovo$ na família. Enfim e uma situação bastante complexa. Fiquei interessada nos cursos. Acho que conhecimento nunca e demais e sempre válido. Tenho certeza que me fará muito bem. E me trará um visão melhor do que vivo hj! Mesmo já tendo 32 anos. Obrigada

  5. Moara disse:

    Obrigada pelo conteúdo, estás a mudar os caminhos e a vida de inúmeras pessoas que sofrem com mães assim, graças a Deus, assim que me tornei mãe pude perceber tudo que acontecida, toda a manipulação, abuso, absurdos vividos, minha experiência foi como se eu tivesse sido uma 3 pessoa olhando tudo de cima. Gente foi a sensação mais louca que já senti.
    Como se eu tivesse conseguido fugir de um cativeiro. Agora enxergando tudo dou pulos de alegria, e tento prosseguir escrevendo uma nova história pra mim.
    Uma coisa que me liberte também foi ter que carregar esse peso de : MÃE, IRMÃO ETC.
    Gente não importa quem seja, relação abusiva não existe remédio, o melhor a se fazer é cuidar de si mesmo, chega de tentar resgatar uma relação que não irá mudar.
    Desde os meus 15 anos faço terapia,
    Já tenho 33, é um sofrimento sem fim…
    Até o terapeuta entender o que acontece, você ainda corre o risco dele achar que você é o problema ou seja, mais dor entendem?

    Vivam suas vidas, não alimentem ressentimento, apenas sigam em frente.

  6. Mirna disse:

    Sou filha de uma mãe narcisista, sofri e ainda sofro muito com seus abusos. Mas nunca a reconheci como narcisista, abusiva, por não saber que isso existia.
    No meu mundo, isso era normal, aliás, sempre busquei a aprovação dela pra tudo. Hoje consigo enxergar toda a realidade, e vejo que tudo que vivi, não passou de uma relação abusiva, tóxica e narcisista. Tenho dois irmãos, um que a apoia em tudo, e também complica tudo o que puder, para também me antingir, e outra que me entende, compreende e me ajuda! Graças a Deus eu e minha irmã, enxergamos a realidade, e temos uma o apoio da outra, é o que me ajuda muito.
    Mas uma coisa é fato, ser filha de mãe narcisista, é muito difícil!
    Agradeço muito a ajuda e conhecimentos adquiridos através desse site.
    Obrigada.
    Felicidades a todos!

  7. Paula disse:

    Fui paciente da Micheli em 2017, estou em contato zero desde dezembro de 2016. Obrigada pelo trabalho esclarecedor e ajuda, hoje eu sou uma mulher livre de ansioliticos, de traumas, de conflitos.. amo tanto quem eu sou hoje, que nem imagino como conegui ser outra pessoa por tantos anos.

  8. Marivania Souza Santos disse:

    Agora consigo compreender com clareza o problema da minha mãe, imaginava que ela era uma psicopata, mas fui pesquisar e percebi que as maldades dela não chegava tão ao extremo..ela se identifica muito como mãe Narcisista. Ela inventa muitas mentiras e tenta colocar a todo o custo a família contra mim. Quando encontra oportunidade tenta me rebaixar e me humilhar a todo custo. Colocou meus irmãos contra mim.. pensei que casando iria melhor a situação, mas só piorou. Ela acha que por ser casada..se falo bem do meu marido ela pensa que estou me achando. Ela tem algumas atitudes que vai além da minha compreensão. Quando era pequena achava que eu era uma louca, porque não conseguia se enquadrar no comportamento e atitudes delas, nada que fazia estava bom, ela tinha necessidade de falar que ela era mais bonita e que era melhor do que eu.. Me prejudicou muito psicologicamente. Atualmente pesquisando que estou conseguindo identificar a verdadeira causa.

Deixe um comentário

Scroll to top