Latest Posts

A sua família é tóxica? Faça o teste

Faça o teste “A sua família é tóxica?” se acredita que provenha de uma. O questionário a seguir ajudará a revelar o nível de falta de funcionalidade de sua família. Responda com “sim” ou “não”. Após completar o questionário, conte o número de respostas “sim” e leia o comentário de interpretação de pontuação.

Descubra o nível de falta de funcionalidade de sua família

1- Embora não se sinta confortável com o termo “abuso” (verbal, emocional/psicológico, físico, sexual, espiritual), consegue identificar os comportamentos da mãe e/ou do pai como característicos de quem os pratica.

2- Há muitos segredos e triangulação em sua família, a ponto de nunca saber o que é verdade ou em quem pode confiar.

3- Os seus pais têm o hábito de envolvê-la, de forma direta e consciente, nos problemas de ordem financeira, relacional e/ou emocional deles, invertendo os papéis como se você fosse a mãe.

4- Você não se sente vista tampouco ouvida por sua família, é como se os seus sentimentos, interesses e suas vontades não tivessem nenhuma importância.

5- Pelo menos um de seus pais tem o vício ou hábito de se automedicar com drogas, álcool ou comida.

6- Você nunca recebe reconhecimento genuíno por esforços e conquistas, pelo contrário, quando consegue um êxito, é tratada com indiferença, desdém ou desrespeito.

7- Os seus pais usam as suas vulnerabilidades contra você para mantê-la pequena, infantilizada e submissa.

8- A autoafirmação é um supergatilho para você. Quando necessita defender-se ou tomar decisões de forma independente e assertiva, fica ansiosa, congela, faz tudo para evitar conflitos, procrastina e/ou age de modo desnecessariamente agressivo.

9- Na presença da sua família, sente-se inferior, insegura, inautêntica, impotente, desesperançada e cansada. É como se sugassem toda a sua alegria, boa vontade, autoestima e energia de vida.

10- Dizer não ou não fazer exatamente o que os seus pais querem desemboca em brigas e desentendimentos, portanto, acredita que é melhor submeter-se a sua tirania “para não se desgastar mais”.

11- Os seus pais exigiam que trabalhasse, cuidasse de si própria, dos irmãos e/ou da casa, quando ainda não tinha idade ou maturidade para isso.

12- Nenhum momento especial da sua vida é verdadeiramente seu ou celebrado com alegria e orgulho por seus pais. Aniversários, formatura, casamento, nascimento de filho, promoção no trabalho etc. passam em branco ou são “comemorados” de forma forçada ou sem entusiasmo genuíno.

13- Os seus pais não toleram erros. Quando alguém erra, é bombardeado com crítica destrutiva ou destratado.

14- Você vive pisando em ovos ao redor de, pelo menos, um de seus pais, pois são extremamente reativos e imprevisíveis.

15- Os sentimentos mais associados à sua família são culpa (dever/obrigação), vergonha, medo/ansiedade, tristeza, raiva e impotência.

16- Você não se sente compreendida pelos irmãos ou tem sérios problemas de relacionamento com eles.

17- Se já não cortou contato com pelo menos um membro de sua família, constantemente pensa nessa possibilidade.

18- Embora o seu pai ou a sua mãe reconheça, mesmo de forma silenciosa, que o outro é tóxico e uma péssima influência para os filhos, não se posiciona com firmeza para protegê-los, pelo contrário, facilita, de modo indireto e negligente, a perpetuação dos comportamentos disfuncionais.

19- Você tem a tendência de agir de forma codependente e emocionalmente dependente nos relacionamentos e, embora seja consciente disso, tem dificuldade de sentir-se confortável ao dizer não, em acreditar e priorizar os seus sentimentos, bem como agir de forma autônoma.

20- Você possui uma tolerância baixíssima ao desconforto, portanto, fica ansiosa quando alguém não está bem a sua volta ou quando as coisas não dão certo, levando tudo para o lado pessoal.

Análise de pontuação do teste família tóxica:

1 – 5: a sua família tem traços de falta de funcionalidade

6 – 9: a sua família é disfuncional

10 – 15: a sua família é altamente disfuncional

16 – 20: a sua família é tóxica

Para um estudo aprofundado do que é uma família disfuncional e os efeitos no desenvolvimento, recomendo a leitura do meu novo livro Desconstruindo a família disfuncional

89 comments

  1. Maria Helena Lapenda disse:

    Minha família é tóxica, sou filha de mãe narcisista, só me liberte depois da leitura dos seis dois livros maravilhosos. Prisioneiras de Espelho e Filhas de Maes Narcisistas , muito obrigada, salvou a minha Vida!

    1. Cláudia Ananias Maia disse:

      19 sim. Família extremamente tóxica.
      Minha mãe me causou tantos danos psicológicos e emocionais que isso me gerou inúmeros prejuízos.

      1. Áurea Machado disse:

        Empatamos, Cláudia: 19 sim. Carrego comigo, desde a infância, um desejo intenso pela morte. Tristemente, mas sempre com um sorriso, costumo me referir a ela como São Francisco: “irmã morte”…

        1. Me disse:

          Minha mãe é essa aí, a morte em pessoa! Tem a alma preta na pele de cordeiro.

        2. Livia disse:

          Tenho 16 anos me encontro em situações muito parecidas com oque li aqui. Estou exausta de “gritar” pedindo que ao menos uma vez ela olhe pra mim, que se importe com isso! Já conversamos, já fiz tudo ao meu alcance pra mudar isso, mas tô exausta agr. Não quero pedir perdão mais, não quero ter que ficar pisando em ovos, não quero mais me esforçar pra mudar isso! Tô tão tão cansada, não tenho forças mais pra chorar, só quero parar de sentir. E no final sempre me sinto culpado por não aguentar e penso ” nem é tudo isso, eu tô me vitimizando” ou ” eu aguento mais um pouco, eu só preciso aguentar mais um pouco”. Eu só queria descansar nos braços do senhor, só isso poderia aliviar toda minha dor.

      2. Ketellyn disse:

        Meu resultado foi 18, minha mãe não age como se me entende-se, ela não só não para de falar sobre seus problemas, mas sempre me faz sentir mal, eu sinto xomo se não pertencesse, tipo, eu quero ser mais “colorida” mas aí mesmo tempo eu só tenho a minha mãe, tipo, eu tenho pensamentos constantes sobre suicídio, mas eu sempre penso nisso como se eu estivesse errando, como se eu tivesse que me restringir pra mim mesma, não sinto autoridade, me sinto cansada e tenho medo de admitir isso, mesmo tirando notas altas e falando isso pra ela com sorriso no rosto ela nem me olha, por exemplo eu tirei 7 em geografia, que é a matéria, mais difícil pra mim, eu tirei 10 em ciências, português, educação física, projeto de vida e artes. Ela vai só falar que eu deveria estudar mais geografia, além de ficar o dia todo me pedindo coisas, mesmo que eu esteja ocupada, tenho que fazer as coisas de casa, não é como uma ajuda por ela trabalhar fora, tá mais pra uma obrigação e toda vez que eu falo que não ela ameaça tirar meu tablet (eu não tenho celular pra estudar) ou me bater, ela nunca faz de verdade des de que entrou pra igreja ela parou, mas ela ainda me deixa mal psicologicamente falando, eu tenho problemas de auto estima que deposito no meu travesseiro e cachorrinho de pelúcia, mas mesmo assim ela me fala que eu sou feia quando nego algo, me chama de chata e principalmente que sou antissocial só porque eu prefiro ficar no meu quarto do que sair e ter que ficar conversando com as amigas dela, porque ela me deixa sair, mas eu tenho medo, e na maior parte do tempo ela tá fora de casa, sem falar que minha irmã me bate, e me chinga oque REALMENTE dói e no final e fala “voce chora por tudo” e ela não tala nada, só fala que não pode falar palavrão. Enfim só queria dar uma aliviada no peito mesmo.

        1. Marcilene Nicolini Lubiana disse:

          Ei querida, não disse sua idade…

          Saiba que você não esta sozinha com esse tipo sofrimento, e o que você poderá faze para amenizar é se autoconhecer. Buscar ajuda profissional seria indispensável, visto que, como você relata, se trata de violência psicológica. Não deixe de se cuidar!!

          Forte abraço,,

    2. Paulo disse:

      Tenho 18 anos, e não consigo mais sentir um carinho ou afeto direito com a minha mãe, eu não consigo assistir um filme com ela e prefiro me trancar no quarto do que conversar com ela. Toda vez que eu queria falar alguma novidade ela ficava no “mundo da lua” e praticamente não ligava pra mim, ela é bem inconveniente, qualquer discussão ou alguma coisa minha ela tem que falar para todo mundo, amigas, meu irmão, até ex dela, não tenho o mínimo de vontade de falar alguma coisa que passei ou passo com ela, porque a confiança é zero. Ela por diversas vezes, só fala de seus próprios problemas e quando eu falo dos meus ela trata como se não fosse nada, e alguma discussão ela só quer ver erro em mim e não vê nos próprios, mesmo sendo óbvios. Não sei como posso ter alguma melhora na relação com ela, mas estou pensando seriamente em me afastar e ir para a casa do meu avô, pelo menos lá, mesmo ele sendo ranzinza eu não irei estressar ela ou me estressar, meu irmão fez o mesmo. E oque mais me irrita é que ela me trata como seu eu fosse uma criança que não sabe nada nesse mundo e fica no meu pé a cada segundo, sinceramente eu cansei…

    3. Caroline disse:

      Dói amar alguém que te machuca tanto e finge não perceber.

  2. tereza vale disse:

    Excelente teste e muito esclarecedor. Minha familia é uma merda. Quase nao tenho contato c ninguem. Somos todos doentes, graças ao nivel de toxico de minha mae louca e narcisista. Vc descreveu aqui situações c perfeiçao. Vamos levando. Minha mae fara 90 anos e nao muda. Continua o mesmo monstro de sempre. Affff. Apos muita terapia (e continuo), estou conseguindo me organizar e plantar p poder sair de vez do Brasil. Nem rastro quero deixar pelo caminho. Gratidao a vc, que sempre nos beneficia com conteudos que elucidam e agregam aos pedaços de nossas almas.
    Obrigada!

    1. Bryan Loureiro disse:

      Tenho 17 anos, fiz de tudo pela família, e nem mesmo tentando me destacar em tudo, eu jamais tive notoriedade… Meu pai tem 46 e minha mãe 36, uma omissa e um homem opressor com traços ditatoriais, responsável pela maioria das minhas doenças mentais, distúrbios e síndromes… Cresci com eles na mesma casa, mas me sinto sozinho…

      1. Rosa disse:

        Minha mae teve um avc e me culpa .meu pai faleceu do mesmo problema e ela vive xingando ele .ela nunca me apoia nada pior que virou mscumbeira bruxa e eu vivo orando p me proteger do que ela manda p minha vida.tenho 43 anos nso me formei fiz um curso de corretora de imoveis sem sucesso pois nao trabalho no ramo, precisava muito me encontrar porque me encontro sem trabalho tenho um companheiro mais velho que me ajuda e mina mãe crítica ele é como .o psi que nao tive hj tenho um.pouco de depressão pois temo em perde lo .tenho um filho que criei sozinha pois o pai nunca me ajudou com nada nem emocional. E nem financeiro, bom minha vida e ums barra. Se algum psicólogo poder dar uma ajuda a mim serei grata pois temo minha velhice. E meu emocional a cada dia mais abalado. Alto estina baixa. Mas creio eu que tudo começou na infância.

        1. Alice disse:

          Você é maior do que tudo isso, saia dessa casa, eles vão se virar, vai viver a sua vida, confia no senhor e ele lhe sustentará e sarará as suas feridas. Deus é o dono de tudo e você é filha Dele, Você é do tamanho que lutar pra ser, Ele te mostrará o caminho, ore por esse propósito, proferizo milagre de cura no corpo e na alma.

      2. juliana demarchi leite disse:

        Brian, você vai se libertar deles, mas se nasceu nessa família tem algo a aprender e a ensinar. Eu sinto muito

        1. San disse:

          38 anos e em lágrimas ao ler cada assertiva dessa. Meu nome parecia estar em todas elas. Emocionalmente destruída e pisando em ovos uma vida inteira. 2 tentativas de suicídio. Não farei mais! Mas os pensamentos insistem em aparecer vez ou outra. Aqui, agora, porque ela nunca perde a chance…

        2. Robin Drakeson disse:

          eu entendo, vivo com miha mae , ela sempre me maltratou, deve ser carma, na outra vida eu deveria ter sido uma pessoa ruim pra passar esse inferno de vida.

      3. Sara Diana disse:

        Faço minha suas palavras Bryan. Mesmo assim, sinta se abençoado, com sorte de conseguir enxergar, ver, reconhecer toda essa situação ainda com 17 anos. Quando eu tinha meus 17 anos percebi que tinha algo errado comigo e minha família. Com 18 anos fui diagnosticada com depressão. Todos sempre desde que nasci era culpada de tudo. Até mesmo de estar doente. considerada a louca, descontrolada e perturbada entre outros adjetivos. Com 21 anos me casei sofria todo tipo de abuso e violência doméstica e até tentativa de assassinato. Perdi meu filho e Meus pais me trouxeram para morar com eles.Com a proposta e a promessa de cuidar de mim. Ajudar a me tratar. Pois o pequeno estado depressivo de quando tinha 18 anos. transformou-se em uma bola neve. Ficou extremamente gigantesca. fazendo surgir as demais doenças, seus derivados. Somente hoje, com 38 anos descobri que sou filha de narcisistas e que vivo aprisionada em uma (família tóxica). E que todos os meus problemas psicológicos, emocionais, mentais. Foram causados por eles. Em especial pai e mãe. Desde que nasci. Hoje sofro de Depressão profunda pós traumática, TAG, Fobia social, síndrome do pânico, boderline, automutilação e algumas tentativas de suicídio. Sempre me sentia culpada, defeituosa e inferiorizada por eles. E eu acreditava nisso tudo. Hoje estou presa na casa deles. Tomaram conta de tudo na minha vida. Controlando e me fazendo ser totalmente inútil e incapaz. Totalmente dependentes deles. Acham que eu não sei e não posso tomar decisões. Cortaram minhas asas e me colocaram em uma gaiola, um quarto. Mas estou prestes a me libertar. Irei fugir desse lugar e nunca mais irão me ver.

    2. Gdv disse:

      Queria eu poder falar o mesmo, tenho que sustentar uma família de 3 pessoas com um salário mínimo morando em casa alugada com um parente desempregado e uma aposentada com metade do benefício comprometido por causa de empréstimos desnecessários “simplificando” condições financeiras precárias.
      Me culpam por passarmos por essas situações.
      Como se eu fosse responsável pelas frustrações deles.
      Tenho baixa autoestima, já sofri abuso sexual, sempre tive que me virar.
      Não tenho ânimo.
      Me sinto vazia, pequena, incapaz de conquistar algo.
      E quando conquisto acho pouco, uma cobrança surreal.
      Me sinto tomada por uma tristeza misturada com raiva.
      Sempre tive que aceitar ser a filha de escanteio onde o apoio e atenção sempre foi mínimo.
      Já fui expulsa de casa
      Me sinto amargurada como eles dizem: fria.
      Não tenho sonhos, metas ou algo parecido.

      E assim eu vou sobrevivendo
      Engolindo no seco
      Calada
      Sozinha

      :/

      1. Barbara disse:

        😪. Nossa que situação difícil, vc já pensou em jogar tudo pro alto e sair daí e começar tudo de novo?

      2. San disse:

        Consigo entender você! Sinta-se abraçada! Deus te abençoe!

      3. Sara disse:

        Sinta se abraçada, total empatia. E um conselho. Pelo seu relato. vc possivelmente está desenvolvendo um quadro depressivo. Se cuida, busque ajuda de profissionais também. Que deus te abençõe, ajude, proteja e te liberte.

    3. É muito difícil lidar com esta realidade mas é necessário e é possível mudar a forma de reagir em relação a estas famílias. Tudo depende de nos mesmos, mudar o outro não é possível mas temos nas mãos a condição de mudar nosso comportamento e nossa vida para lidar com esta realidade e mudar esta realidade.

    4. María Evilly lira do Nascimento disse:

      A minha meta é ficar de maior e sumir daqui, pelo menos não tem como eu ser tóxica comigo mesma

  3. Juscelana Maria disse:

    De acordo com este teste minha família é tóxica sem dúvida.
    Vejo que fiquei por tempo demais na vazilha deixando a água esquentar como a história do sapo. Ainda consegui me saltar da vazia pelando, porém me sinto bastante despedaçada. Ás vezes me sinto como uma planta solta com as raízes boiando sobre um rio.
    Realidade dura.
    Sou grata Michele por sua atuação em favor das pessoas que querem e buscam se libertar do fogo do narcisismo.
    Obrigada

  4. Ivanora Cordeiro (Ivi) disse:

    Querida Michelle,
    Este teste retrata objetiva e resumidamente a minha vida com uma mãe narcisista perversa, Foram 16 sim e 4 não.
    E, além da minha mãe perversa eu sofro a maledicência dos parentes tóxicos, pois, a família original dela (mãe e 6 irmãos) é igualmente disfuncional e desprezível. Foram décadas de péssimo relacionamento, baseado em falsidades, segredos,ignorancia, distorções, desafetos e de falta de amor . E , apesar de morar em outra cidade, e não ter o convívio diário com tais parentes, eles exerceram a sua má influência, através da minha própria mãe. Uma teia familiar maléfica e doentia que opera mesmo à distancia .
    Graças ao apoio que tive e a conscientização com a leitura do seu livro, eu identifiquei o problema e estou me libertando ! Muito obrigada !

    1. Fabiana disse:

      17 sim, 4 não.

  5. Lúcia Vanni disse:

    Minha família é tóxica. Minha mãe é narcisista. Só descobri isso aos 55 anos. Corro para recuperar o tempo perdido e diminuir sequelas terríveis.

    1. . disse:

      Eu tenho 38 anos e também só descobri agora. Juro que, até conhecer meu marido e conhecer sua família normal, achava que a minha também era. Quando estava com a minha mãe era para falar mal de meu pai e minha irmã, se estivesse com os pais era para falar da irmã e se estivesse com mãe e irmã era para falar mal, muito mal do pai ( que na verdade é um autêntico asno!!!!) Mas minha mãe apaixonada pelo meu pai preguiçoso que nunca trabalhou, mas dava ordens como se fosse o ganha pão, abusos físicos, verbais, emocionais de todo o tipo, chegava ao ponto de eu ser a confidente dela para relatar os abusos que ela própria vivia, inclusivamente pulo de cerca. No dia do meu casamento, antes de me levar ao altar disse-me que eu nada valia, nem percebia como é que o meu marido me queria… e como este comentário devo ter mais de mil na memória. Em criança, pedi tantas vezes para sairmos dali, mas claro que nuncaaconteceu. Nem casa tínhamos, vivíamos de favor com os avós que não nos queriam lá. Da minha infância só tenho dissabores e mágoas. Felizmente, quebrei o ciclo, mas eles tentam constantemente contacto que eu não quero. O que devo fazer? Por favor ajudem-me

      1. Bryan Loureiro disse:

        Tenho 17 e vivo algo muito próximo disso. A dura realidade é que meu sonho é ficar longe, pra não piorar mais minha vida do que piorou… A omissão das nossas mães é o que mais dói.

        1. Claudia disse:

          Tenho 17 anos, e a cada dia que passa eu não tenho nem a capacidade de dizer que não vou pra tal lugar com minha mãe porque prefiro ficar em casa, eu não consigo entrar em um emprego porque sempre ela faz algo pra fazer eu ouvir exatamente oq ela quer, que no caso é trabalhar com ela, eu não tenho o poder de escolha pra absolutamente nada, tenho medo e muitas vezes faço oq ela quer pra evitar conflitos, mas disse a ela esses dias que um dia eu vou ter minha vida que não vou obedecer ela pro resto da vida, e ela me questionou dizendo que eu devo ter vergonha da mãe que tenho, e mais uma vez, de alguma forma revertendo a situação pra parecer eu a culpada.

      2. Patricia kelly Silva disse:

        Parabéns por quebrar o ciclo. Não vejo a hora. E fatalmente eles nunca saberão ou se conscientizarão quem são

      3. Grace disse:

        Sinto muito o que aconteceu com você. Te entendo. Por favor, não tenha mais contato. A culpa machuca, mas a distância se faz necessária p vc reconstruir a sua vida da forma q achar melhor. Vida q eles dificultaram bastante. Boa sorte! Tenho 58 anos e descobri q isso se chama auto estima.

    2. Anónima disse:

      Tenho 26 anos e sei que minha mãe é toxica desde os 20. Infelizmente não tenho como me separar fisicamente, estou desempregada, então me vejo obrigada a aguentar as humilhações dela. Hoje ela me fez chorar mais uma vez. Desde a morte do meu pai a 23 anos anos atrás ela entra e sai de relacionamentos, até hoje contabilizamos 30 homens. Fica cega quando se relaciona com eles implicando comigo e com minha irmã. Fiz terapia já pra tratar isso, mas as palavras ferem muito.
      Rezem por mim para que eu consiga um emprego e possa ter uma casa em que eu tenha paz.

  6. Rosimeri Rangel Mello disse:

    Sim minha família é tóxica. 19 das 20 perguntas foram sim.

    1. KATIA VIRGINIA SANTOS HIPOLITO disse:

      Meu pai era muito ruim, covarde , mulherengo TB, muitas vezes viajava e nos deixava na pior….mas minha mãe, mulher guerreira, muito católica sempre falando de Deus para nós e nós ensinando a respeitar o nosso pai e que Deus iria mudar o jeito ruim dele de ser…por causa da minha mãe tão equilibrada e temente a Deus, somos irmãos que se respeitam e se amam, temos algumas discussões mas não guardamos mágoas….cuidei de minha mãe por 21 anos e ela tá a 5 anos no céu e agora cuido do meu pai com 86 anos e ele se arrependeu e chegou a chorar pedindo desculpas para minha mãe e pediu aos filhos TB… A fé da minha mãe deixou a família unida e eu só tenho a agradecer a Deus e a ela.

  7. raquel disse:

    Deu todos eles =(
    Tão dificil aceitar que a gente vive isso, mas vamos superando aos poucos.

  8. RENATA DE CARVALHO disse:

    Minha família é disfuncionau mas era tóxica. Descobrir a doença dos meus pais trouxe muita dor e mágoa, mas ajudou muito!

  9. Carol disse:

    Tóxica demais!
    Minha vida não é minha! A Narciso quer tudo pra ela! Se não for como ela quer, não serve!
    Não aguento mais isso!

  10. Ana disse:

    18!…. Família tóxica…. já me afastei….estou com 38 anos….mas ainda sim continuam tentando me prejudicar….. não vejo a hora disso acabar….. Muito obrigado por estudar e expor esse assunto tabu de mães narcisistas….Deus te abençoe.Bj

  11. Anita disse:

    Michelle,

    Gratidão, por toda a ajuda que você tem dado à nós, filhas de Narcisistas. Tenho mãe Narcisista Oculta e Padrasto Psicopata Narcisista Perverso. Minha família é altamente tóxica. Sofri anos de abusos (psicológico, físico e sexual).
    Ninguém de fora nunca soube o que acontecia dentro do “lar perfeito”. Minhas irmãs continuam brincando de família feliz. Nem mesmo a minha irmã que tentou o suicídio consegue dar um fim ao ciclo interminável de abusos.
    Eu, felizmente, pude ter acesso à conteúdos preciosos, como os seus livros e consegui me libertar. Estou no contato zero há alguns anos.
    Após muitos anos de terapia, consegui constituir a minha família e quebrei o ciclo de abusos. Muito, muito obrigada, por toda a ajuda. Um grande abraço.

  12. Sandra Moura disse:

    Nosssa como é difícil aceitar.. mas esse teste nos percebi o quanto meus pais sao toxicos. Gracas a Deus ainda nao afetou minhas irmas. Pois estamos todas abrindo os olho com a mae narcicista que temos. Ainda existe amor entre nos. Obrigada pelo teste e vou ler mais e mais para tentar amenizar essa dor . Obrigada tambem aos comentarios pois estava me sentindo só , perdida e com isso vi que são muitas famílias assim. Deus abencoe a todos.

  13. Célia Regina disse:

    Tenho 64 anos, sofri a vida toda, sem entender . Há três descobri que a questão não era só eu me tratar, mas minha família eh doente. Não deixei de sofrer , porém ao descobrir o personalidade Narcisista de minha mãe, meu sofrimento virou estudo, leitura e busca de apoio . Gostei da indicação dos livros. Vou lê-los.Gratidão.

  14. Jully Oliveira disse:

    Parece que 38 anos é a idade da descoberta… No meu caso, sempre soube que não era saudável minha relação com a minha mãe. Eu nunca pude viver, ter amigos, ninguém prestava e eu não podia ir a lugar nenhum… A única coisa que podia e fazia era namorar… Namorei e beijei (só beijo, mas julgo que iniciei minha vida sexual sem estar preparada para ela aos 16 anos) todos os meninos que consegui na adolescência. Hoje tenho 10 anos de casada, e ainda assim, muitos anos não dependente dela, ela ainda acha que tenho de fazer tudo como ela faria. Eu tenho um padastro que é um santo (kkkkkk isso não existe), mas ele sofre com o egoísmo dela tanto quanto nós. Antes ela se fazia de vítima (ainda faz muito), mas agora ela usa meu afilhado, inclusive o que dissemos no dia do batizado, para tentar nos manipular. Está sempre colocando eu e minha irmã uma contra a outra, quando está comigo fala mal dela e do marido dela, quando está com a minha irmã, fala mal de mim… E a minha irmã é outra abusiva, que usa tudo isso em favor próprio… Agora na quarentena pude ver o quanto elas querem que eu me dane, sou portadora de asma, grupo de risco, elas querem que eu as visite sempre, moramos em cidades diferentes e eu moro em apartamento, estou tentando ao máximo cumprir o distanciamento social a risca, sei que os riscos de contaminação pra quem mora em prédio e usa elevador é maior, e no meu prédio já tiveram alguns casos, e você acha que elas ligam? Não… Hoje durante o dia ela discutiu comigo pelo menos por três horas via whatsapp, me manipulando… E dizendo que estava tentando apaziguar uma situação entre eu e minha irmã… Eu não sei se é o fato da quarentena, mas eu juro que essa situação está insustentável…

  15. Adriana disse:

    Eu nem precisava fazer o teste pra saber, mas depois que fiz tive mais certeza do que eu ja sabia. É muito triste. Eu me sinto muito presa. Vou casar em janeiro e ir morar sozinha com meu noivo e graças a Deus e a minha determinação não deixei minha mãe narcisista se envolver no meu relacionamento. Mas por causa dela já tive depressão, ansiedade e sindrome do pânico.

  16. giulia carvalho disse:

    uau,eu pensando que eu estava louca achando que minha familia era toxica,agora descobri que ela sempre foi toxica,totalmente toxica,todos eles foram correspondidos como toxicos

  17. disse:

    Ontem tive uma discussão com a minha mãe, ela me chamou de incompetente, desleixada, incapaz, e que se dependesse de mim ela ia ficar numa situação vexatória. Claro que não foram com essas palavras né, eu só maquiei pq a discussão teve palavras doloridas, e gatilhos. Hoje fiz o teste e deu 17 de 20, não me surpreendeu, somente confirmou a pessoa narcisista e manipuladora que ela é. Só pra explicar, tenho 40 anos, pós graduada, servidora pública, casada e um filho maravilhoso. Imagina se eu não fosse o que ela diz!?

    1. Pérsio disse:

      Família tóxica? Não é culpa sua, mas por outro lado, só sofre quem quer ou é masoquista. Melhor cair fora e construir um lar feliz pra você, acredito realmente nisso.

  18. Becky disse:

    Minha mãe e irmã são tóxicas demais, elas arruinaram minha vida. E não tenho condições de sair de casa pra me livrar disso 🙁

  19. Daniele disse:

    Manipulação, joguinhos, menosprezo, maus tratos, abuso físico e psicológico, desrespeito… Essas e tantas outras palavras pra descrever uma relação que deveria ser de amor e proteção…
    Minha infância me trouxe uma doença psiquiátrica e dores que me acompanham por toda vida…
    Ler e fazer terapia são meu jeito de me libertar. É uma luta diária.

  20. Mandy disse:

    Minha família é tóxica e agora? O que eu faço?

  21. Maria disse:

    Eu sempre me senti altamente desconfortável com minha família. Só me sentia bem com meus avós que foram os que me criaram. Com minha mãe eu mal tinha alguma relação. Eu tenho várias lembranças ruins da minha infância, assim como algumas boas também. Um tio alcólotra em casa que toda noite precisava ser carregado para dentro de casa. Quando fiz 18 anos saí de casa e alguns meses depois minha mãe foi morar comigo, só aguentei 8 meses e saí de casa. Eu pagava tudo, sustentava todo mundo e ela ainda reclamava quando eu tirava algum dinheiro do meu salário para comprar alguma coisa para mim. Nunca consigo trocar duas palavras com ela, nunca disse que a amava porque não consigo, não me sinto bem, é como se eu sentisse nojo de mim mesma por tudo que aguentei, por tudo que sofri e por nunca receber o amor dela. PAssei muito tempo tentando agradála de alguma forma, até que fui para a terapia e o psicólogo falou que eu precisava seguir minha vida e cortar o cordão umbilical com a minha mãe; HOje posso ver como isso me faz bem. De todos os filhos parece que apenas eu tenho a obrigação de cuidar dela. Sou tão diferente da minha família que nem sei ocmo eu pude vir dela. BUsco smepre o melhor para mim, mas minha família ahca que isso é porque eu quero “ser mais” do que posso ou deveria ser. Hoje vejo que não quero que minha família participe da minha vida. Que estou melhor dessa forma.

  22. Sofredor disse:

    Minha família é extremamente tóxica e eu seria mais feliz sem ela, nenhum dos meus pais liga para mim e quando meu irmão mais velho me rouba eles me batem por eu reclamar, eles presenteiam meu irmão toda vez que ele fãs algo contrato mim, e eles se mudam constantemente me obrigando a perder contato com meus amigos, o que me causa uma profunda depressão que eles repreendendo dizendo que eu sou um covarde mau agradecido. Eu odeio eles e quando for mais velho vou cortar a garganta do meu pai e irmão, e amarrar minha mãe numa cadeira pregar os dedos dela no braço da cadeira e usar um arame pra puxa-los para cima dilacerando completamente eles, depois eu vou usar ferro quente, açidos e cerras para cortar fatias dos membros dela até ela morrer eventualmente, ou vou me suicidar antes.

    1. Grace disse:

      Acalme-se apesar da dor e revolta. Eu te entendo. Saia daí. Suma. Construa a sua vida baseada no amor que vc deveria ter recebido, e não recebeu. Mas pode dar. Pense nisso. Boa sorte para você!

  23. Jcribeiro disse:

    Sim.so agora depois de 46 anos lendo esse teste.E depois várias terapias que eu fiz. Chego a conclusão família tóxica sim..
    Devo voltar terapias ou caso perdido …pior 😞

  24. R disse:

    Sim, sou parte de uma família tóxica e o isolamento social só reforçou esse distanciamento, incompreensão e conflitos…. Paeece q tudo veio a superfície e o que eu ñ queria aceitar ou perceber agora ficou claro. Ñ serei amada ou compreendida como gostaria e desconstruir essa ilusão é importante – isso ñ pode fazer com q eu me sinta pior ou com menos valor. Vivo como posso e de acordo com o meu respeito próprio – tentando construir uma autoestima. Se ñ há diálogo ou acolhimento ñ cabe mais a mim procurar aonde ñ vou encontrar… Peço a Deus para me trazer serenidade e paz para q eu possa cuidar de mim da melhor forma possível. Sigamos! Obrigada

  25. Cicera disse:

    Sempre tive uma convivência difícil com meus pais. Nada do que eu fazia parecia bom para minha mãe. Tentava ser a filha perfeita, boa aluna, comportada… Mas nada estava bom. Meu pai se entregava à bebida e chegava bêbado em casa, praticamente, todas as noites. Hoje entendo que uma mãe carinhosa e que ama seus filhos, jamais os colocaria como barreira, como escudos contra a agressão desse pai. Mas era o que ela fazia. Três crianças tendo que aguentar horas de palavrões e ameaças e ai de nós se nos recusássemos à aceitar isso. Fez alienação parental conosco a vida inteira. Destruiu minha auto estima, me fazendo sentir sempre inferiorizada perante as outras pessoas. Tentei conquistar essa mãe de todas as maneiras, sem êxito. Só quando mudei de cidade, pude ter um pouco de paz e mesmo assim ela dava um jeito de me pôr à par dos seus problemas e conseguia me manipular à seu favor contra meu pai. (Acredito que ele, também, tenha sido uma vítima dela). Com terapia e muita força de vontade, fui desconstruindo a imagem errada que tinha de mim mesma. Hoje sei que não dá para ter uma relação saudável com uma mãe assim. Ela destruiu todo nosso ciclo familiar e temos, eu e minhas irmãs, sequelas graves dessa relação doentia. A vigilância é constante para não continuar sendo manipulada. Todas as respostas do questionário foram afirmativas, infelizmente!

  26. C.L.M. disse:

    A minha família é disfuncional.

    Mãe muito controladora, quer saber de tudo, faz bilhardices da vida dos filhos, rebaixa a filha e puxa sempre para trás a sua filha quando ela quer fazer algo novo por exemplo abrir negócio. Quando acontece algum problema na família , a filha é que tem de resolver, ir em frente.
    Tristeza!

  27. Taina disse:

    BOM eu sou adotada então nunca conheci a minha mãe só o meu pai que conheci o verdadeiro motivo de eu está procurando isso é por que a minha mãe aque me adotou ela tem mania de tirar tudo oque eu gosto então acabei acostumando e acabei não ligando mais pra isso

  28. Ana disse:

    Estou com 32 anos e sofrendo as consequências de ter uma mãe narcisista. O estrago é grande! Desde criança sou muito nervosa, tenho crises de pânico. Uma ligação da minha mãe pode acabar com meu dia. Aí fico vários dias pra me recuperar. Sou cheia de planos, estudei muito, mas ela sempre se intromete, parece querer saber mais que todos. Até mesmo se eu ficar doente, ela tem que arrumar uma doença pior que a minha. Se eu me destaco em algo, ela me rebaixa e encontra qualquer jeito de falar que ela é melhor nisso ou naquilo. Ás vezes me deprimo, às vezes tenho ataques de fúria, já chegando a me auto flagelar. Meu psicologico é todo atrapalhado e não posso recorrer a minha mãe. Já tentei explicar tudo pra ela, mas ela fala que estou com “moleza” ou ladainha. Impossível uma conversa normal com ela. Estou cansada. Tenho dificuldade de relacionamentos, sou insegura.

  29. Ana disse:

    Estou com 32 anos e sofrendo as consequências de ter uma mãe narcisista. O estrago é grande! Desde criança sou muito nervosa, tenho crises de pânico. Uma ligação da minha mãe pode acabar com meu dia. Aí fico vários dias pra me recuperar. Sou cheia de planos, estudei muito, mas ela sempre se intromete, parece querer saber mais que todos. Até mesmo se eu ficar doente, ela tem que arrumar uma doença pior que a minha. Se eu me destaco em algo, ela me rebaixa e encontra qualquer jeito de falar que ela é melhor nisso ou naquilo. Ás vezes me deprimo, às vezes tenho ataques de fúria, já chegando a me auto flagelar. Meu psicologico é todo atrapalhado e não posso recorrer a minha mãe. Já tentei explicar tudo pra ela, mas ela fala que estou com “moleza” ou ladainha. Impossível uma conversa normal com ela. Estou cansada. Tenho dificuldade de relacionamentos, sou insegura.

    1. Mari disse:

      Nossa! Você descreveu exatamente o que eu passo com minha mãe, até nossa idade são as mesmas.
      Tenta trocar de psicólogo, minha terapeuta tem me ajudado, mas é demorado. Faço terapia há 4 anos e só agora entendi que minha mãe tem traços de narcisismo, se é que ela não é realmente narcisista. Ela é tão manipuladora que até hoje eu divido dos meus próprios julgamentos, e chego a me sentir mal por até pensar algo negativo sobre ela.
      Hoje em dia infelizmente eu falo com ela, mas sempre tento deixar a conversa o mais impessoal possível.

      1. Carlota disse:

        Sei bem o que é. Tenho 25 anos e sempre carreguei culpas que não me pertencem. Desde criança que a minha mãe me comparava sempre com outras meninas que eram sempre melhores que eu em alguma coisa. A minha puberdade e adolescência foram complicadas também, pois não me respeitava e destratava-me. Chamava-me feia e dizia que só tinha nariz e cabelo com um ar de nojo, isto por ser magra (sempre fui magra, faz parte da minha genética) e que nunca ninguém me ia querer. Isto criou em mim muita insegurança e ansiedade. Nunca sentia que as pessoas gostavam mim, achava que tinham nojo de mim e não queria sair de casa para não me verem.
        A altura mais feliz da minha vida foi quando tive de sair de casa para frequentar a faculdade de psicologia numa cidade longe de onde vivo. Mais longe desta toxidade, comecei a perceber que o que a minha mãe dizia não era verdade e comecei a gostar de mim e de me ver ao espelho. Não tinha dificuldade em arranjar namorados bonitos e interessantes, o que também me ajudou a trabalhar a minha autoestima. No entanto, a ansiedade veio para ficar. Sempre que tenho de me expor e ser o centro das atenções é doloroso para mim. Fico tão nervosa que não controlo a voz, tremo por todo o lado e parece que o coração me vai sair pela boca. Isto porque tenho medo da reprovação dos outros.
        Atualmente, terminei muito recentemente o meu curso e, enquanto não arranjo emprego, voltei para casa dos meus pais há 2 meses. A relação com a minha mãe melhorou muito, mas continuo a ser alvo de culpas por situações que não controlo nem são da minha responsabilidade, mas agora vejo-as de forma diferente e tento que não me afetem como antes. A razão desta intolerância comigo ainda não consegui entender nem a confronto para não ter de ser culpada por um surto no estado depressivo dela. Talvez seja por desde criança fazer sempre o que achava que devia fazer e não ceder às manipulações dela (sou aquariana ahah).

        Peço desculpa se me alonguei, mas quis deixar parte do meu testemunho. Encontro-me disponível para ouvir quem precisar desabafar.

  30. ana k disse:

    Tenho 16 anos e só fiquei ciente desde abuso q eu sofro por causa de um video no YouTube. Eu nao sei oque fazer, eu não aguento mais. Eu tento ser a filha perfeita, eles não deixam eu socializar,namorar, me relacionar; apesar de um estudar muito e fazer tudo dentro de casa, sirvo meus pais igual uma serva submissa e eles literalmente são sadicos e riem da minha desgraça. Eu n tenho com quem falar, me sinto desaparanda. Contei meu problema para uma amiga e ela me expôs para todo mundo e me difamou…eu n sei mais oq fazer eu n suporto mais viver assim

  31. Júlia Romana disse:

    16 🙁
    tenho só treze anos
    meu pai não tem nenhum vício, não bate na minha mãe, nem nada do tipo. mas ele insiste que está sempre certo e acaba fazendo todas essas dezesseis coisas:(
    não me sinto ouvida. a maneira como ele é e age fez eu desenvolver problemas como ansiedade e depressão. não me sinto mais confortável perto dele, na verdade na maioria das vezes tenho vontade de chorar. e quando ele faz uma dessas coisas costumo ter crises de ansiedade
    ja falei com a minha mãe, porque ela é a única que me entendez ela é minha inspiração. até ela falou com ele, mas nada adianta.
    eu não sei mais o que fazer, não quero ter que aturar isso até fazer dezoito anos. não quero “viver” cinco anos da minha vida assim.

  32. Raquel disse:

    Queria que minha família me morresse

  33. Manuela disse:

    Tenho só 13 anos, e já consegui perceber que meus pais são extremamente tóxicos, pois só N concordei com 1 opção

  34. Ramon disse:

    17. Meu pai é uma “boa” pessoa (entre aspas porque, se realmente fosse bom, eu não viveria em contato com minha mãe). Só não ganhei mais pontos por causa que minha família não é viciada, comemoram festividades e meu irmão é uma amor. Odeio minha mãe e ter vivido com ela. Tomara que um dia eu consiga esquecer totalmente que ela existe… mas mesmo assim a amo… Sei lá o porquê … Eu me odeio por não conseguir odiá-la totalmente

  35. manu disse:

    dscp por escrever um textao n precisa ler

    eu so tenho 12 anos, minha irma ja teve depressão e agora estou com isso também mas nunca me corto nem nada o que eu acho é que se eu quiser mesmo fazer isso que seja logo na garganta graças a isso ate hoje meu braço é limpinho
    ela sempre nos envolve nos problemas dela como dinheiro relacionamentos intolerância e quer me mandar embora agora que estou nessa fase e me pegar de volta só quando eu “estiver boa dnv” eu interpreto isso como mandar eu e os problemas pra outro pro meu pai que mora lado do brasil e se me “curar” la ela me pega de volta “funcionando” bem eu estou me mudando a minha irma tem sérios problemas e é muito apegada a mim assim como eu sou dela eu vou sentir muito a falta dela e ela ja disse pra minha mae que nao quer ficar sem mim pq n consegue e a minha mae so fala pra ela desapegar de mim pra eu ir embora ja tem mts outros problemas que ela usa na gente como o peso da minha irmã e n sei da onde ela tirou isso mas desde que eu menstruei ela usa palavras não pra minha idade como o dia que minha mascara estava suja e ela alem de deslocar meu nariz disse “parece q vc esfregou isso na buceta enquanto dava pra um Zé droguinha atrás da escola” kkk bem tosco mas nao foi a primeira vez e eu n gosto quando ela fala assim cmg ela leva tudo na ofensa e bate em nos duas por qualquer coisa eu sinto muita do de minha irma que vai ter que ficar sozinha com esse montro ):

    1. isx disse:

      primeiro, se a sua irmã for novinha, leve ela… ela n merece passar pelo msm q vc passa, ngm merece, só pergunte a ela se ela quer ir, se não quiser, aí vc não pode fazer nada.
      eu me identifiquei c vc, tenho 13 e minha mãe tb tem depressão, isso me afeta muito, porque ver ela se lamentando dos problema dela me faz sentir culpada por tudo isso.
      sempre me chamou de egoísta, ingrata e disse q eu deveria estar morta, por isso vou me mudar pra casa do meu pai, pra me afastar, mesmo ele ja tendo sido quase no nível de minha mãe e até pior em algumas fases, agora que n vejo maldade nele, msm tendo medo de me magoar de novo, eu prefiro n ficar na companhia de minha mãe, porque mesmo sem dizer nada ela me deixa hesitante e ansiosa, me sinto um lixo mesmo sem ter ela pra me lembrar disso.
      infelizmente tendo que ir pra casa do meu pai, também terei q deixar minha irmã, e eu irei conversar com ela sobre isso e sobre eu querer me mudar, ver se ela não quer ir comigo, pq não sei se consigo passar um tempo distante, gosto mt dela.

  36. isx disse:

    15, a minha família toda era tóxica antes de eu fazer uma merda grande e td mundo começou a ser forçado pra parecer q mudaram. agora a minha mãe se torna pior a cada dia q passa, acho q a culpa tb é minha pq eu n tenho um pingo de tolerância e eu faço com ela o mesmo que ela fez e faz ate hj comigo. ela faz brincadeiras com minha tentativa de su1cídi0 dizendo q sou egoísta e ingrata, mas sinto q parte da culpa de eu ter tentado isso foi dela por sempre me chamar de vários nomes e me humilhar na frente dos amigos dela, dizendo oq fazia comigo e sempre dizia q eu devia estar morta, q sou a maior decepção dela… lembro q isso sempre esteve em meu pensamento todas as vezes q tinha crises de ansiedade, msm q o motivo da crise n tenha sido ela, as palavras dela sempre voltavam e se repetiam diversas vezes q eu n conseguia mais parar de pensar.
    agr eu estou pensando em me mudar pra casa do meu pai, q já foi tóxico também e já quase me “m4t0u” por eu n ter passado ferro na minha roupa.. mas ele está melhorando, começou terapia pq eu pedi e agora é muito compreensível, a gente conversa as vezes e as conversas q a gte tem sempre me motivam bastante, por isso tb quero ir morar com ele… eu só tenho medo dele me magoar de novo e não quero deixar minha irmã aqui em casa c minha mãe e ir embora, eu iria sentir saudades e ia me sentir sozinha, mas de todo jeito, com minha mãe eu me sinto completamente desmotivada pra qualquer coisa, não faço nada e me odeio por ser inútil.
    ah, e se as coisas n tivessem mudado por minha causa, o meu teste estaria gabaritado, juro, mas por enquanto, tudo está menos pior que antes.

    1. Man disse:

      Tenho 14 anos sou menino e vivo quase o msm mas ainda não tentei $uícídí0, meu pais são narcistas, tento mudar essa situação, finjo que eles não são tão maus assim, mas parece que é perca de tempo, minha mãe e muito tóxica não posso conversar que ela pensa que e reclamação, e usa o que eu falei contra mim

  37. Anastácia disse:

    Sou filha de dois narcisistas perversos. Desde pequena percebia que havia algo muito errado na maneira como eu era criada. Me exigiam 100% na escola, nas tarefas domésticas, nos bons modos. Mas eu recebia um tratamento nota zero. Sem direito a ter amigos, a me divertir, a ser feliz. E sempre isolaram nossa “família perfeita” do resto do mundo. Ninguém sabia o que se passava entre quatro paredes. Humilhações, sarcasmo, maldade pura eram presenças diárias na minha vida. Eu vivia no inferno, Meus sentimentos nunca importaram. Meus pais nunca pensaram que eu também sou um ser humano, com vontades, dores e sentimentos. Era como se eu fosse um robô, ou uma boneca de cera. Aos 15 anos meu pai me perguntou o que eu queria de aniversário. Eu respondi que queria paz. Ele gargalhou na minha cara, como quem diz “isso vc nunca terá.” Hoje tenho 30 anos, sou casada, e graças a Deus não moro mais com eles. Como adulta, hoje olho para trás e vejo com ainda mais clareza o quão doentia foi minha criação. E sinto vontade de voltar no tempo e resgatar meu eu criança daquele pesadelo. Nenhuma pessoa, e mt menos uma criança, deveria ser exposta a isso. Infelizmente não posso voltar no tempo, mas o que posso fazer é evitar a perpetuação do ciclo e zelar para que isso nunca se repita próximo de mim.

  38. Yasmin disse:

    Cara, eu tirei 19 de 20 nesse teste e o mais incrível é que eu ainda me sinto culpado por tudo o que acontece em casa. Recentemente eu consegui um emprego em um lugar que sempre quis trabalhar, mas eu chegaria tarde em casa e meus pais quase que imploraram para que eu rejeitasse o trabalho por esse motivo, por que eles não poderiam me buscar (ps: eu não tenho nenhum problema e disse que iria sozinha), me chamaram de individualista, e de várias outras coisas. Estou exausta dessa família e tudo o que eu mais quero é sair daqui o quanto antes.

  39. Nanah disse:

    O meu deu 20 ;(
    Enfim, estou perdida agora n sei oq fazer pra sair desta casa logo, alguém me ajuda pfvrr

  40. Marilia disse:

    Minha família é 100% tóxica,mãe alcoólatra q me odeia desde o nascimento pq nasci mulher e ela teve q amarrar as trompas depois de 5 filhas sem dar o filho homem ao meu pai,me odiou por toda vida,ensinando minhas 5 irmãs a me odiarem,ridicularizarem e excluírem.Me criou até os 17como menino nos modos e vestimentas a ponto de eu passar um batom e todos apontarem e gargalharem de mim,Na adolescência me vestia com calças de linho social e camisas qdo minhas amigas usavam jeans e camisetas,mas fui paralelamente criada por minha avó dentro da mesma casa e me diferencie,me tornei uma pessoa diferente deles,mais moderna na maneira de pensar e capaz de alcançar grandes coisas o q gerou mais revolta à todos.Me perseguiram e cruscificaram até meus 45 anos ,com comportamentos sádicos e ódio explícito herdado até pelos sobrinhos,finalmente me liberte há 4 anos qdo cortei contato geral,sem aquela peninha q a gente costuma ter de mãe pq mães destruidoras não merecem compaixão. CUIDEM-SE.

  41. 19 minha família é muito toxica, eles acabam com a minha autoestima, fazem eu me sentir um lixo, não aguento mais, não aguento mais, tentam controlar tudo que eu faço, se eu erro escuto tanta coisa ruim, é insuportável depender financeiramente deles, tento evitar mas não consigo, eles acabam com a minha vida, meu sonho é conseguir minha independência para sair dessa casa, porque eles já estragaram a minha vida de uma forma da qual não sei se consigo consertar todos os danos causados, mas espero um dia me ver livre de todo esse mal que eles me causam

  42. Zurayï disse:

    Gabaritei!
    Mas estou tentando a cada dia.
    Meu sonho é me desligar. Ainda não consigo, mas chego lá.
    Minha mãe está idosa e minha irmã foi embora do Brasil e me deixou com a bomba. Uma falsa que é manipulada pela minha mãe, mesmo à distância.

    Quando vejo tantos comentários aqui, percebo o quanto isso é comum e como nos mantemos em silêncio sofrendo sozinhos.

    O peso da cobrança social é terrível.

  43. Ma disse:

    Só vim comprovar o que já imaginava! Minha família além de disfuncional é t´tóxica. Minha relação com minha mãe esta bem complicada, tudo que falo sou grossa ( as vzs sou mesmo), tudo que faço nunca esta bom. Não reconhece minhas conquistas, meu aniversário mal ganho parabéns. Desde criança nunca fui ouvida e sempre invalidada. Afastei de todos os meus irmãos por questões que me cabem, irmã invejosa, irmão que já me humilhou e minha mãe insiste em querer forçar nossa relação e me julga culpada porque eu escolhi não conviver. Tem horas que cansa muito meu emocional certas discursões. Tudo a pessoa se vitimiza e inverte os papeis. Vou mudar em breve pra eu poder ter paz. Ser só criticada cansa!

  44. Jo disse:

    Tenho 18 anos,sou filha de um pai dominador,opressor, alcoólatra, desrespeitoso,narcista entre outras coisas horríveis, minha mãe sabe de tudo mais simplesmente não faz nada nem nos ajuda a nós como filhos nem a ela mesma como pessoa supostamente porque o ama e ele vai mudar um dia e isso já ouço a longos 18 anos de sofrimento, meus irmãos vivem dentro desse lar tóxico e sofrendo junto comigo só nós temos as 3 para tudo desde os meus 9 anos tive que ser mãe dos meus irmãos pós simplesmente é como se não tivéssemos pais pós não só meu pai como minha mãe tbm é extremamente tóxica

  45. Letícia disse:

    Eu já fiz o mundo pra ser reconhecida, passei na faculdade de medicina para quem sabe ter o reconhecimento e o máximo que recebi foi um ” não fez mais que sua obrigação”. passei minha vida toda sozinha e sendo hostilizada , sempre sendo acusada de ser ruim, quando descobri uma doença degenerativa da minha mãe comecei um técnico de enfermagem pra poder ajudá-la, faço a faculdade e o curso, cuido dos meus avós idosos e ainda arrumo uns bicos pra ter ao menos o dinheiro para um lanche ou o da passagem, e tudo o que recebo são críticas a tudo e boicotes, o meu sonho mesmo era uma vida tranquila simples e pacata não o inferno que me meti achando que eu teria o amor e a aprovação que tanto busquei, que meus irmãos tem direito e eu sempre estou errada e de fora disso tudo. Meu pai vê isso eso reforça tudo, meus irmãos me tacam pedra e reforçam todo o comportamento, eu sou uma refém financeira agora pq não tem nada q eu possa fazer mais para sobreviver. Emocionalmente falando eu ja desisti de ter o que eu julgo ser um amor de família, porém tudo isso faz eu acreditar ainda que não sou digna do amor de ninguém, que sempre sou uma pedra no caminho. Eu so sei me sentir fraca, impotente e incapaz, eu não sei quem eu sou mais e até onde eu vou, não sei nem mais se tanta luta, tanta me+d@ vale a pena. Já me peguei rezando e pedindo a Deus que me levasse dessa vida, não tenho coragem ainda de fazer algo só pela minha avó, ela ainda me segura nesse mundo, só não sei mais por quanto tempo. Peço desculpas pelo meu fracasso e me encho de alegria por vcs que venceram isso tudo, eu já não aguento mais !!!!

  46. Robin Drakeson disse:

    vivo com uma mae doida varrida , que faz minha vida um inferno, nao a deixo so por ser idosa e meu pai ter partido, mas tnho vontade de me matar as vezes,

  47. Lilica disse:

    Mãe tóxica afeta a família toda. Me afastei. Chega de me sentir mal, desvalorizada e pensar bobagem. Eu não sou o problema. Tenho minha vida e não dependo dela. Émocionalmente ela só me destrói e envenena os outros junto, então me afastei. É uma relação sanguínea? É. Mas não é de afeto. Chega! Reconheço que é bem difícil, mas tem me feito muito bem o afastamento.

  48. Analice disse:

    Acabei de fazer 18 em março e a cobrança é gigante, tenho uma irmã que me cobra demais falando que eu sou responsável pela minha mãe e que se algo acontecer com ela a culpa é minha, e depois age como se fosse apenas um conselho, depois de me deixar chorando e ansiosa, tenho um cunhado q eu nunca pedi nada pra ele, mas mesmo assim acha q ele q faz tudo, está difícil arranjar um emprego na minha cidade, então abri meu próprio negócio, mesmo assim tios, irmã e cunhado acha q eu não faço nada, sempre acham q eu devo fazer mais e mais, me deixando apenas angustiada e ansiosa, para isso acabar, cada vez q eles vão embora parece que sugaram toda a minha energia e vontade de viver, me sinto apenas vazia

  49. Mariee disse:

    Eu preciso de conselhos, eu sempre vivi com a minha mãe , na verdade casei e vim morar nos fundos da casa dela , ela viveu com meu pai anos sendo alcoólatra, me envolvia nas brigas deles era terrível , meu pai sempre foi um pessimo.marido pra ela me envolvia em todas as reclamações dele me fazia de confidente até que teve um dia que falei que não queria saber mais dos problemas deles , agora fazem 2 anos que ele morreu desenvolveu uma depressão com e umas semanas ela entrou numa espécie de delirio , tive que sair do meu trabalho, desde o começo do ano tô gastando o que não tenho para tratá-la já que meu pai não deixou nenhuma aposentadoria pra ela estou tendo muitas despesas , grande parte dos meus problemas foram.por culpa deles , tô querendo viver minha vida com meu marido e minha filha eu nao acho justo eu ter que pagar pelos erros dela estou sendo uma filha ruim estou esgotada

  50. Moisés Souza disse:

    Minha “família” fez 18 pontos, então como eu já suspeitava ela é tóxica. Já sou praticamente homem feito e vou me afastar da minha família pra batalhar pelos meus sonhos sozinho. Já atrapalharam meus planos demais…

  51. Suelen disse:

    Minha família é tóxica. Pai e mãe narcisistas insuportáveis. Não sei como aguentei até hoje. Graças a Deus se divorciaram e ele mora longe, praticamente zero contato. Só falta ela. Não tenho condições ainda, mas terei. Simplesmente não dá mais. Sinto que o amor acabou, minha psicóloga disse que é normal sentir isso e carregar uma certa “culpa” por não amar como antes. Eu detesto o jeito que ela me trata, eu sei que eu não mereço. Não mereci o jeito que nenhum dos dois me tratou a vida inteira, não fui planejada. Me senti sempre um fardo. Um dia faço as malas e vou. Eu sei que vou conseguir. E ela que se exploda.

  52. Ana disse:

    Minha família é altamente disfuncional. Minha e irmã conseguiram me destruturar onde eu parava e dizia eu sou o problema só pode. Me sentia uma rejeitada várias por nao ser do jeito que a minha queria e dar o que ela queria exemplo disso são os filhos pois ela queria meninas e eu tive meninos e todos morenos coisa que ela tambem nao gosta. Com isso fui me afastando mais me sentindo culpada por ter essa postura onde pode eu me afastar da familia, mais vi que elas não se importavam com isso e ainda diziam que foi uma escolha minha e que respeitavam, cheguei ate dizer que nao queria ter mais essa postura minha irmã respondeu: entao mude e faça a diferença , confesso que esperava a resposta: entao vamos mudar juntas. fiquei mais arrasada ainda e detalhe minha irmã é psicóloga. Ai pensei acho que a errada sou eu entao mesmo, pq nao estou tendo essa humildade e nem tendo um bom testemunho da minha vida.

  53. F.S disse:

    16. “Infelizmente” o comentário de todas vocês é reconfortante pra mim. Digo “infelizmente” porque não gostaria que isso acontecesse com ninguém. Tenho um filho de 9 anos, e hoje, as 8 horas da manhã ela liga me cobrando pra visitar a casa dela, ao fundo meu filho grita “vamos lá na casa dela hoje?” Ele não sabe o que ela fala pra mim, como ela me trata… e também, ele é criança, gosta de ir lá porque tem doces, vídeo game e etc… Ela ouviu ele falando isso. Eu disse a ela que não daria pra ir lá, porque meu filho tem lição de casa pra fazer (e realmente tem)… Meu Deus… ela começou as lamúrias… que eu deveria aproveitar enquanto as portas estavam abertas, porque um dia elas estarão fechadas, porque ela estará morta. Que ela só vai na minha casa porque tem saudade do meu filho, porque eu faço coisas horríveis com ela… Já me desencadeou ansiedade, tristeza… me deu desânimo de ir à academia… e uma culpa, uma grande culpa.

Deixe um comentário

Scroll to top