Latest Posts

VÍDEO: Como lidar com a culpa

Neste vídeo exclusivo para o Filhas de Mães Narcisistas, a autora do Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade para Filhas de Mães Narcisistas, Filhas de Mães Narcisistas Conhecimento Cura e Desconstruindo a Família Disfuncional, Michele Engelke, oferece uma análise esclarecedora da culpa para as vítimas de abuso emocional.

No Como lidar com a culpa, a conselheira do trauma e terapeuta cognitivo-comportamental explica porque as filhas e os filhos de mães narcisistas/tóxicas/abusivas sentem tanta culpa e, portanto, têm dificuldade de se autoafirmarem e viverem de forma livre e feliz. Você compreenderá porque a culpa é uma emoção tão presente na sua vida e o que deve fazer para superá-la.

Como é o caso em todos os seus cursos online, Michele Engelke usa temas da sua prática profissional para ilustrar as questões em pauta. Neste vídeo, questiona os argumentos, valores e atitudes que tornam as vítimas de abuso emocional prisioneiras da culpa, como os que vêm embutidos na expressão…

“mas se eu… (comportamento), vou me sentir culpada”.

Assista já o vídeo Como lidar com a culpa e aprenda estratégias cognitivas e comportamentais para lidar com esta emoção tóxica, tomar decisões mais assertivas e sentir-se no comando da própria vida.

13 comments

  1. Lanna disse:

    Amei o vídeo
    Muito importante para mim
    Michele obrigada!

  2. EF disse:

    Obrigada Michele.
    Muito difícil mesmo lidar com a culpa.

  3. Roberta disse:

    Muito obrigada!

  4. walter disse:

    Ótimo conteúdo, Michelle. Gratidão!

  5. Ana lucia Soares disse:

    vc é muito importante na minha vida …adorei o video!
    Ana Lucia

  6. Katia disse:

    Obrigada Michele, cada palavra de crescimento é um passo para a libertação de tanto sofrimento interno.

  7. Flávia disse:

    Sinto uma culpa imensa, e ainda travo da coluna por causa dela… Obrigada por nos ajudar!

  8. Michelle disse:

    Obrigada, ótimo conteúdo.

  9. MMG disse:

    Nem tenho palavras pra dizer o quanto este vídeo é ótimo. Michele Engelke e o Filhas de Mães Narcisistas fazem parte de minha jornada de libertação desde 2017 e tenho certeza que de muitas outras pessoas oriundas de lares disfuncionais. Obrigada por nos validar, dar voz e fortalecer. Esperando mais vídeos desses!! Beijos

  10. Andreia António disse:

    Este vídeo está fantástico e vem numa altura muito importante para mim, em que precisava mesmo de um reforço positivo.
    Hoje será o primeiro dia em que não faço o telefonema diário à minha mãe, isto porque ultimamente ela usa esse tempo para gritar comigo e culpar-me do seu comportamento. Já que não consigo mudar esta dinâmica nem ajudá-la, tenho que me afastar. Agora a culpa está presente. o meu estômago está contorcido na maior parte do dia. Sinto-me uma pessoa horrível e nem tenho com quem desabafar, pois não posso sobrecarregar o meu marido com estas questões emocionais e não quero que os meus filhos se apercebam ainda mais do mal estar. Vou lidar com a culpa da melhor forma que conseguir e esperar que ela não ameace fazer algum disparate.

  11. Stefanie disse:

    Olá Michele, muito obrigada por mais informações valiosas para nos ajudar a nos livrarmos da prisão emocional em que vivemos ou vivíamos. Seus livros, cursos e videos transformaram a minha vida para melhor. Atualmente 1 ano e 7 meses sem contato e a cada dia mais autoconfiante e consciente de minhas reais caracteristicas e habilidades. Consciente e livre de transtornos

  12. Cibele disse:

    Excelente video Michelle! Este assunto me toca profundamente e voce me ajudou. O video ficou ótimo! Se voce estava nervosa nem pareceu! Espero ver mais vídeos seus!

  13. Maria disse:

    Obrigada pelo vídeo. Foi a primeira vez q tive coragem de procurar por esse assunto na internet, tamanha é a culpa q eu sinto. 😞

Deixe um comentário

Scroll to top