Latest Posts

Quem tem direito de ter sentimentos na sua família? Apresentando… A Filha Invisível 

Nas famílias disfuncionais e tóxicas, observa-se grande desigualdade nos relacionamentos, vivenciada de diversas formas, mas, essencialmente, por meio de comportamentos abusivos de quem faz uso de uma posição privilegiada para manipular os mais vulneráveis, dependentes de aprovação paterna para estabelecerem um senso interno de segurança.

Nas famílias regidas, pelo menos, por um genitor tóxico, como é o caso de uma mãe narcisista; e outro, negligente – o pai facilitador – desde cedo, os filhos aprendem, ao observarem o comportamento destes adultos, que o direito de ter sentimentos, pensamentos e vontades próprias é exclusivo da matriarca e do membro da família a quem favorece, tal como o filho dourado. Enquanto esta regra permite à mãe narcisista sentir-se soberana no ambiente familiar e ao pai facilitador resguardar a união frágil com ela, os restantes sentem-se ignorados e insignificantes, como se não existissem.

A filha invisível
Você se sente invisível na sua família?

No meu primeiro livro Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas, esclareço como este processo de invalidação revela-se como uma arma de manipulação e controle:

Para garantir a influência sobre você e perpetuando o abuso emocional da própria filha, a sua mãe narcisista renegou o seu sofrimento para que mantivesse a sua atenção centrada no dela.   

 (Prisioneiras, página 166)

Embora se sinta invisível no contexto familiar, como se a dor que sofre não fosse boa o suficiente para a consideração alheia (tal como a Filha Invisível acima), saiba que isso não reflete uma deficiência sua, mas é produto da dinâmica disfuncional da qual você faz parte.

Para compreender como a dinâmica relacional disfuncional afeta a sua capacidade de sentir-se digna de atenção, amor e respeito, recomendo a leitura do meu novo livro Desconstruindo a Família Disfuncional, pois explora como os “problemas de relacionamento” vivenciados dentro do ambiente familiar afetam a sua autoestima e habilidade de autoafirmar-se em todas as áreas da sua vida. Se você é filha de uma mãe narcisista/tóxica/abusiva e de um pai facilitador/negligente que não reconhecem o efeito negativo disso em você, vai adorar a leitura do Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura, cujos relatos das minhas clientes mostram o que vivenciam com a própria família. Além destes recursos, pode aprender dicas de como agir com o amor-próprio e parar de depender do reconhecimento alheio para sentir-se valorizada assistindo aos meus cursos online A Codependência e A Dependência Emocional.    

Deixe um comentário

Scroll to top