Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura

Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura
O Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura é uma ferramenta emancipadora para filhas de mães narcisistas

O Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura é o segundo livro de autoajuda para filhas de mães narcisistas da conselheira do trauma e terapeuta cognitivo-comportamental Michele Engelke. Após o grande sucesso de seu blog filhasdemaesnarcisistas.com.br e livro Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas, usa a sua experiência como terapeuta especializada no tratamento do trauma de filhas de mães tóxicas e sofredoras de abuso narcisista para esclarecê-las a respeito do narcisismo materno e efeitos no seu desenvolvimento, comportamento, bem-estar e saúde mental.

Crescer sob a tirania de uma mãe egoísta e egocêntrica, além da negligência de um pai facilitador do narcisismo materno, compromete a capacidade da filha de mãe narcisista de tornar-se uma mulher autoconfiante e realizada. Quando compreende a extensão que também afeta os demais membros de sua família, como irmãos e irmãs, sente-se ainda mais inadequada e solitária. Como se o contexto familiar disfuncional do qual é proveniente não a causasse suficiente angústia, é incompreendida por uma sociedade que se recusa a reconhecer o seu sofrimento e a validar a sua realidade.

O Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura tem como objetivo central dar voz a estas mulheres e ajudá-las a construir uma narrativa pessoal coerente com a sua experiência. A autora alcança esta meta expondo as deficiências parentais e táticas de manipulação da matriarca narcisista, bem como descrevendo e explicando os problemas de comportamento e saúde mental tipicamente enfrentados por filhas de mãe narcisistas na idade adulta, como o trauma, a negação, codependência, ansiedade e depressão, entre outros. Além de identificar as atitudes e comportamentos que as ajudam a superar estes problemas, tais como: os efeitos do trauma, a fim de que se tornem capazes de readquirirem o controle sobre si e reconectarem-se com a própria vida.

A partir de relatos de clientes, realiza uma análise e a interpretação de seus casos, o Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura é uma ferramenta emancipadora não somente para filhas de mães narcisistas, como também para as profissionais de saúde mental envolvidas em seu tratamento e sua recuperação. Através de um estilo franco e com a sua habilidade para lidar com temas complexos, inclusive questionar tabus de família, Michele Engelke honra as vítimas de mães tóxicas e narcisistas ao mesmo tempo em que as motiva a se libertarem da influência nefasta destas e a implementarem mudanças positivas em suas vidas.

Filhas de Mães Narcisistas, Conhecimento Cura

SUMÁRIO

Introdução

1. O narcisismo além do mito de Narciso.

1.1 A máquina narcisista

1.2 Suprimento narcisista

1.3 Perfil da mãe narcisista

1.4 Pais facilitadores

1.5 Perfil do irmão narcisista

1.6 Perfil de avó narcisista

1.7 Narcisista maligno

1.8 Glossário do narcisismo materno

2. O relacionamento entre a filha e a mãe narcisista

2.1 Características gerais

2.2 A negligência

2.3 A agressividade passiva

2.4 A chantagem emocional

2.5 Ajuda ou comportamento facilitador?

2.6 Missão impossível: satisfazer a mãe narcisista

2.7 Como você compensa as deficiências da mãe narcisista

3. Complicações

3.1 Perfil da vítima de abuso narcisista materno

3.2 O trauma

3.3 A negação

3.4 O excesso de autocrítica

3.5 Os pensamentos improdutivos

3.6 Os comportamentos de autossabotagem

3.7 A codependência

3.8 A ascensão e a queda da filha-mártir

3.9 A ansiedade

3.10 A depressão

3.11 Os problemas de intimidade

4. Os cinco As de emancipação da filha de mãe narcisista

4.1 Autonomia

4.2 Autenticidade

4.3 Amor-próprio

4.4 Autoaceitação

4.5 Aconselhamento

Conclusão

Sobre a autora

Copyright