Mãe Narcisista

“Será que eu sou filha de mãe narcisista?”

Se você acha que a sua mãe é narcisista, a probabilidade de você estar certa é muito grande. Não há melhor especialista no narcisismo materno do que filhas de mães narcisistas. A experiência de muitos anos de convivência com uma mãe narcisista vale mais do que mil diagnoses.

Se a sua mãe for narcisista, ela nunca admitirá ter qualquer tipo de problema. Como ela sempre tem uma justificativa para seu comportamento abusivo, dificilmente procurará tratamento psicoterápico. Já que você não pode contar com a “sinceridade” da sua mãe, cabe a você ir atrás da verdade.

Por isso, é preciso que você entenda que, como filha de mãe narcisista, o seu problema não é a falta de diagnose, mas a falta de informação sobre o narcisismo materno. Em outras palavras, você precisa se armar de fatos a respeito do narcisismo para se tornar capaz de associar a atitude da sua mãe com o transtorno de personalidade narcisista.

Com o intuito de ajudar você a contextualizar o comportamento da sua mãe na realidade do narcisismo, seguem algumas considerações sobre o narcisismo materno para a sua avaliação.

Verifique abaixo os comportamentos de uma mãe narcisista e veja se sua mãe se encaixa no perfil:

  • O humor da sua mãe oscila por períodos de altos e baixos com grande frequência. Quando pensa em sua mãe, você não associa a imagem dela a uma base emocional estável e segura.
  • Você habitualmente se sente responsável por como a sua mãe sente e se vê facilmente manipulada por suas chantagens emocionais.
  • A sua mãe só lhe trata bem quando quer ou precisa de algo de você. Quando ela se aproxima de forma afável, você sabe que suas boas maneiras são motivadas por interesses específicos.
  • Perante a sua mãe você não tem voz. Vale somente as vontades e os interesses dela. Os “direitos” da sua mãe sempre prevalecem sobre os seus e dos outros membros da sua família. O seu único direito de filha “é o direito de não ter direitos”.
  • A sua mãe comporta-se de uma forma diante de outras pessoas e muda dentro de casa com a família. Enquanto na frente dos outros, age como mãe normal; a sós, com você, é amarga, fria, inacessível e desinteressada.
  • O que a sua mãe diz não se escreve, pois é dissimulada e mente descaradamente. Ela mente, sobretudo, para acobertar seus ataques verbais a você, como também para manter uma imagem de superioridade e perfeição.
  • A sua mãe tende a questionar, invalidar, desvalorizar e a descartar os seus talentos e conquistas. Enquanto a sua mãe a menospreza, ou age de forma indiferente em face de seus talentos, superestima as próprias “qualidades” de maneira exagerada.
  • Ao lado da sua mãe, você se sente incapaz e incompetente, como se fosse uma criança inexperiente e despreparada. Você nunca consegue fazer nada de bom o suficiente para a sua mãe. Tudo o que ela faz é sempre melhor.
  • A sua mãe está sempre envolvida, de uma forma ou de outra, nos diversos dramas que colorem a sua vida em família. Mesmo quando seguidamente no centro de disputas familiares, ela é sempre a vítima de uma grande injustiça.
  • A sua mãe passa por episódios de intensa raiva, em que profere palavras ásperas para extravasar seu descontentamento e amargura. Nesses momentos, quem estiver por perto é atacado verbalmente de modo brutal. A sua mãe abusa de você por meio de palavras, fazendo você se sentir pequena, só, insegura e depreciada (Para um estudo avançado sobre os temas abuso e mãe abusiva, recomendo o meu curso online “O abuso e a negligência”. Neste curso, ofereço uma análise aprofundada das características da pessoa abusiva, exploro os sinais de abuso e negligência na filha de mãe narcisista e sugiro dicas para como lidar com o abuso e a negligência).
  • Você sabe que não pode contar com a sua mãe quando necessita de apoio emocional, afetivo, psicológico e financeiro. Você sabe que não pode confiar na sua mãe quando nos seus momentos mais vulneráveis, pois ela trai a sua confiança usando das suas fraquezas contra você.
  • A sua mãe não evolui emocional e psicologicamente com a idade. Mesmo quando mais velha e tecnicamente mais experiente, a sua mãe mantém os mesmos valores inflexíveis, infantis e superficiais do tempo em que você era criança.
  • A sua mãe é obcecada com a imagem. Para ela, é muito mais importante parecer do que se sentir bem. Ela faz tudo para emanar uma imagem de perfeição, ainda que esteja dominada por sentimentos negativos intensos, como a inveja, a insatisfação, a insegurança e a raiva.

Se você se identifica com essas colocações e gostaria de adquirir mais conhecimento sobre o narcisismo materno, eu recomendo muito o meu livro Prisioneiras do Espelho: Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas.

Prisioneiras do Espelho a ajudará a entender o que há por detrás do comportamento transtornado da sua mãe e de como essa atitude afeta você. O meu livro também inclui dicas super práticas para acabar com o abuso narcisista e reconstituir a sua autoestima.

Se deseja aprofundar-se nos temas narcisismo materno e filhas de mães narcisistas, sugiro os meus cursos online.

Filhas-de-Mães-Narcisistas-Conhecimento-Cura[1]

eBook Livro Digital – Filhas de Mães Narcisistas – Conhecimento Cura (formato pdf)

 15,79

  • Expanda o seu conhecimento sobre o narcisismo e como se reflete no comportamento de sua família
  • Estude as deficiências parentais da matriarca narcisista
  • Contém relatos de filhas de mães narcisistas e clientes da terapeuta Michele Engelke
  • Explore os problemas de comportamento e saúde mental tipicamente enfrentados por filhas de mães narcisistas
  • Aprenda como superar estes problemas
REF: Conhecimento Cura (pdf) Categoria:

Descrição

Avaliações

  1. Rc Cursos Online

    Olá aqui é a Mariana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. Cursos Online

    Olá aqui é a Carmen Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  3. Curso De Tarot

    Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

  4. Letícia Almeida Gonçalves

    É desafiador manter um convívio sadio com a mãe narcisista. E quase impossível fazer os demais familiares ver e aceitar que isso existe. É como se mãe narcisista fosse uma fantasia da minha cabeça. Ser incompreendida pra mim é a fase mais dolorosa de todo esse trauma. Pq pra vencer queremos o apoio dos que amamos. Enfim é um desafio atrás do outro

  5. Camila Da Silva

    Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  6. Bianca

    Ótimo artigo, muito esclarecedor. Só que tem uma mãe assim sabe o sofrimento que ela causa. Para os outros familiares que são manipulados ou que tem que conviver pois não tem outra forma de sair somos “loucos/sem amor). sofri por muitos anos com uma mãe assim, hoje sou casada e mesmo assim ela tenta acabar com os meus dias, mas mesmo assim eu sigo firme e não deixo mais ela me abalar, por mais difícil que a situação seja.

  7. Ana

    Agradeço e parabenizo as informações aqui colocadas no blog ,minha mãe tem a maioria dessas características, parece que ela se incomoda com a minha felicidade e minha paz de espírito ,quer me fazer de fantoche dela ,só que eu a enfrento ,não permito que as ofensas dela penetre em mim pq sei quem eu sou ! Já sofri mto com isso mais agora não sofro mais 😊 e aquela coisa ou vc fortifica a sua auto estima ou vc se deixa levar pelo veneno e eu fortifiquei minha auto estima e ignoro as coisas que ela fala ! Aí ela já não me atinge mais como antes ! Mais assim que eu puder quero sair de casa e viver mais em paz com liberdade ! E bom cada um no seu quadrado ! Obrigada mais uma vez pelas informações

  8. Manu

    Incrível como tudo o que eu li se encaixa perfeitamente, eu só quero fugir dessa narcisista.

  9. Filipa

    É dificil ter de conviver com uma mãe Narcisista.Depois de muitos anos decidi cortar relações, mas não sem antes de ela destruri a minha relação com a minha irmã, que não reconhece e aceita que há manipulação, pois sempre pôs filhas umas contras as outras.Sou vista como invejosa, porque, a mãe agora gosta mais dela e têm mais orgulho nela.Preocupa-me muito porque chega ao ponto de tentar fazer com que os meus sobrinhos deixem de falar comigo e tenta controlar toda a comunicação, com os meus sobrinhos.Irá fazer o mesmo com os dois irmãos, e minha irmã não vê.Para além de ter inventado mentiras sobre a minha pessoa para o resto da familia, prejudicando a minha reputação, a familia (tios,tias, primos/as…..)deixaram de me falar.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top