Narcisista Perverso

O termo narcisista perverso é usado para caracterizar a manifestação mais extrema do transtorno de personalidade narcisista.

O narcisismo, como os demais transtornos de personalidade, é identificado ao longo de um contínuo, ou seja, de “normal/benigno” (baixa intensidade) a “patológico/maligno” (alta intensidade). Quanto mais traços narcisistas, maior a proximidade do extremo patológico. Por isso, é possível comparar narcisistas, ou julgar uma mãe narcisista em particular, por exemplo, como “mais narcisista” ou “pior/mais difícil” do que outra.

Pessoas normais possuem um nível razoável de narcisismo, que é perfeitamente aceitável, sobretudo nos estágios iniciais de desenvolvimento, além de necessário para garantir o mínimo de autoestima e amor-próprio. Não é prejudicial nesta medida já que não interfere negativamente com o bem-estar psicológico e emocional do indivíduo, tampouco com a qualidade de seus relacionamentos.

Quando a intensidade do narcisismo não diminui com o tempo e as atitudes egoístas e egocêntricas se tornam mais marcantes e persistentes, o efeito produzido tanto em quem as exibe como naqueles com os quais interage é mais dramático, indicando a presença de um transtorno de personalidade.

Contudo, nenhum narcisista se destaca com tanta facilidade do que o narcisista perverso. O narcisista perverso não possui apenas um transtorno de personalidade, mas dois: o narcisista e o antissocial.

A desestruturação de sua personalidade é tão grande e sua falta de empatia tão extrema que exibe comportamentos condizentes com a sociopatia e a psicopatia.

Imagine uma mãe narcisista difícil (individualista, controladora, com complexo de superioridade) e multiplique sua toxicidade dez vezes. Como o narcisista maligno não tem consciência alguma, é desprovido completamente de empatia de uma maneira desumana e perversa. É perigoso porque é sádico e malévolo sem se preocupar com o efeito que seus atos provocam em sua autoimagem.

Enquanto a mãe narcisista difícil é motivada pelo medo de ser exposta e se preocupa com que os outros pensam, a mãe narcisista maligna acredita que ninguém é importante o suficiente para divergir de suas necessidades, sejam elas quais forem. Desta maneira, o abuso que infringe em suas vítimas é muito mais intenso e danoso, visto que vê os outros – literalmente – como objetos a serem explorados e descartados.

Como o narcisismo maligno é incurável e perigoso para a saúde física, psicológica e emocional de quem tem uma conexão direta com este tipo de indivíduo, se você acredita que a sua mãe seja narcisista maligna, eu recomendo muito tratamento psicoterápico. Se necessita de ajuda para registrar a perda da “mãe” no sentido afetivo da palavra, recomendo o meu curso online, “Como fazer o luto da mãe narcisista de forma orgânica”. Neste curso, você aprenderá como reconectar-se com o corpo e fazer o luto de forma saudável.

Filhas-de-Mães-Narcisistas-Conhecimento-Cura[1]

eBook Livro Digital – Filhas de Mães Narcisistas – Conhecimento Cura (formato pdf)

 15,79

  • Expanda o seu conhecimento sobre o narcisismo e como se reflete no comportamento de sua família
  • Estude as deficiências parentais da matriarca narcisista
  • Contém relatos de filhas de mães narcisistas e clientes da terapeuta Michele Engelke
  • Explore os problemas de comportamento e saúde mental tipicamente enfrentados por filhas de mães narcisistas
  • Aprenda como superar estes problemas
SKU: Conhecimento Cura (pdf) Categoria:

Avaliações

  1. Rc Cursos Online

    Olá aqui é a Mariana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. Cursos Online

    Olá aqui é a Carmen Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  3. Curso De Tarot

    Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

  4. Letícia Almeida Gonçalves

    É desafiador manter um convívio sadio com a mãe narcisista. E quase impossível fazer os demais familiares ver e aceitar que isso existe. É como se mãe narcisista fosse uma fantasia da minha cabeça. Ser incompreendida pra mim é a fase mais dolorosa de todo esse trauma. Pq pra vencer queremos o apoio dos que amamos. Enfim é um desafio atrás do outro

  5. Camila Da Silva

    Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  6. Bianca

    Ótimo artigo, muito esclarecedor. Só que tem uma mãe assim sabe o sofrimento que ela causa. Para os outros familiares que são manipulados ou que tem que conviver pois não tem outra forma de sair somos “loucos/sem amor). sofri por muitos anos com uma mãe assim, hoje sou casada e mesmo assim ela tenta acabar com os meus dias, mas mesmo assim eu sigo firme e não deixo mais ela me abalar, por mais difícil que a situação seja.

  7. Ana

    Agradeço e parabenizo as informações aqui colocadas no blog ,minha mãe tem a maioria dessas características, parece que ela se incomoda com a minha felicidade e minha paz de espírito ,quer me fazer de fantoche dela ,só que eu a enfrento ,não permito que as ofensas dela penetre em mim pq sei quem eu sou ! Já sofri mto com isso mais agora não sofro mais 😊 e aquela coisa ou vc fortifica a sua auto estima ou vc se deixa levar pelo veneno e eu fortifiquei minha auto estima e ignoro as coisas que ela fala ! Aí ela já não me atinge mais como antes ! Mais assim que eu puder quero sair de casa e viver mais em paz com liberdade ! E bom cada um no seu quadrado ! Obrigada mais uma vez pelas informações

  8. Manu

    Incrível como tudo o que eu li se encaixa perfeitamente, eu só quero fugir dessa narcisista.

  9. Filipa

    É dificil ter de conviver com uma mãe Narcisista.Depois de muitos anos decidi cortar relações, mas não sem antes de ela destruri a minha relação com a minha irmã, que não reconhece e aceita que há manipulação, pois sempre pôs filhas umas contras as outras.Sou vista como invejosa, porque, a mãe agora gosta mais dela e têm mais orgulho nela.Preocupa-me muito porque chega ao ponto de tentar fazer com que os meus sobrinhos deixem de falar comigo e tenta controlar toda a comunicação, com os meus sobrinhos.Irá fazer o mesmo com os dois irmãos, e minha irmã não vê.Para além de ter inventado mentiras sobre a minha pessoa para o resto da familia, prejudicando a minha reputação, a familia (tios,tias, primos/as…..)deixaram de me falar.

  10. Nara

    Mimha mãe é tudo do jeito q está.escrito ai em cima…parece q ela me odeia e se incomoda com a minha felicidade…quando eu fico triste ela está alegre e quando to feliz ela fica furiosa…tenta destruir meu casamento e tenta por meus filhos um contra o outro..tenta fazer meu marido me detestar…em fim ela faz da minha vida um inferno…mas su nao me abalo mais pelas ofensas a ela diz…sei q o Senhor vai tirar ela da minha casa 🙌🙌

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top