Os deveres da filha de mãe narcisista

Os deveres da filha de mãe narcisista – por mais que pareça uma noção absurda em teoria – têm grande relevância na prática.

O relacionamento entre a mãe narcisista e sua filha é marcado pela desigualdade. A mãe narcisista faz da filha serviçal de seu ego gigantesco por meio de regras “universais” de conduta. Visto que “Mãe está acima de tudo”, a mãe narcisista usa de seu título para manipular a filha a acreditar na sua suposta inferioridade. Como ser subalterno, a filha de mãe narcisista é adestrada desde pequena a reconhecer e a aceitar suas incumbências de filha sem questioná-las.

Os deveres da filha de mãe narcisista refletem a atitude tirana, irracional e intolerante da matriarca, que usa da manipulação psicológica e emocional para prevalecer somente seus interesses egoístas.

Como a lista de deveres da filha de mães narcisista é demasiada longa, apresenta-se a seguir de forma resumida, incluindo, apenas, 10 itens[1]:

Honrar a mãe narcisista: a filha de mãe narcisista deve respeitar a mãe, independente de como é tratada, seja de forma arrogante, como criança incompetente ou acessório substituível. Mesmo quando a mãe narcisista a ataca verbalmente com termos de baixo calão, a filha de mãe narcisista deve se submeter a sua ira, pois lhe deve a vida.

Amar a mãe narcisista: o amor de filha a mãe narcisista deve ser incondicional, automático e infinito. É inadmissível não amar a mãe, inclusive quando esta tiver abusado psicológica e emocionalmente ou explorado e humilhado diante de outras pessoas. Sentir-se inadequada e com a autoestima destroçada não é suficiente para romper o relacionamento com a mãe, pois nada é mais importante do que a felicidade desta.

Ajudar a mãe narcisista: a filha de mãe narcisista é responsável pelo entretenimento e bem-estar emocional, psicológico, físico e financeiro de sua mãe. Deve colocar os sentimentos de sua mãe na frente dos seus, sem exceção. Além disso, deve estar permanentemente disponível para atender as necessidades dela, sejam da natureza que forem.

Concordar com a mãe narcisista: a filha de mãe narcisista não deve questionar as ideias ou o comportamento da mãe. Sim é sim e não é não. Tudo o que a mãe narcisista diz ou faz é correto e nada do que acontece de ruim é culpa dela. É dever da filha de mãe narcisista aprovar a atitude da mãe, mesmo se comprometer o seu próprio bem-estar de forma dramática.

Autoanular-se: como é propriedade de sua mãe, a filha de mãe narcisista fica proibida de apresentar pensamento e atitude próprios, mas deve seguir o que a mãe classifica como certo, mesmo quando adulta, bem-sucedida e experiente.

Não esquecer da mãe narcisista: é obrigação da filha de mãe narcisista antecipar as necessidades da mãe, assim como inclui-la ativamente em tudo o que faz. Nenhuma decisão ou plano deve ser executado sem o julgamento prévio da mãe narcisista, pois é dever da filha mantê-la informada de tudo que acontece em sua vida.

os deveres da filha de mãe narcisista
A filha de mãe narcisista se sente prisioneira do ego gigantesco da mãe.

Admirar a mãe narcisista: é compromisso da filha de mãe narcisista reconhecer a superioridade e o caráter especial de tudo relacionado à mãe. Seja corte de cabelo, vestimenta, prato, ideia ou atitude, precisa constantemente fazer referência à elegância, charme e sabedoria de sua mãe. Elogios e comentários positivos são essenciais, mesmo insinceros.

Sentir-se incompetente perante a mãe narcisista: por ser responsável pelo bem-estar da própria mãe, a filha de mãe narcisista deve emanar uma aura de incompetência, inferioridade e inexperiência quando estiver ao lado dela, para que esta se sinta em paz e contente consigo mesma. Se as habilidades superarem as da mãe, a filha de mãe narcisista deve se manter pequena e insignificante para não aborrecê-la.

Acreditar na mãe narcisista: independente do conteúdo irracional e incoerente da mensagem emitida pela mãe, é dever da filha de mãe narcisista aceitar o que a matriarca alega como verdade irrefutável. Deve ignorar seu próprio julgamento, individualidade e ponto de vista para reverenciar o conhecimento superior de sua mãe.

Compartilhar com a mãe narcisista: como as responsabilidades de filha de mãe narcisista são infinitas e vitalícias, tudo de bom que acontece em sua vida, como melhoria de condição financeira, deve ser compartilhado com a mãe. A filha de mãe narcisista fica obrigada a incluir a participação da mãe em seus ganhos, através de presentes, ajuda financeira, ou qualquer tipo de intervenção direta que beneficie a mãe de forma equivalente às mudanças em sua própria vida.

[1] A ironia e o sarcasmo servem para destacar a irracionalidade contida na noção de pressuposta obrigatoriedade.