Tratamento para o Narcisismo

Tratamento para o narcisismo existe, mas como todo tratamento psicoterápico depende da dedicação do cliente para dar certo.

O narcisista raramente aparece em consultório psicoterápico de livre e espontânea vontade. Por não admitir falhas, só aceita o tratamento para o narcisismo quando se encontra profundamente deprimido como resultado de problemas de relacionamentos ou quando forçado por familiar ou parceiro amoroso.

O tratamento para o narcisismo torna-se produtivo somente quando a pessoa é tratada como narcisista, ou seja, como um indivíduo que possui um transtorno de personalidade. O narcisista tratado pelo psicoterapeuta como “mãe injustiçada”, por exemplo, sai da sala de terapia mais narcisista do que quando entrou.

Por ser extremamente dissimulada, a mãe narcisista ao “buscar” tratamento para o narcisismo precisa ser encaminhada a um profissional especializado em transtorno de personalidade narcisista. Psicoterapeutas, psicólogos ou psiquiatras sem experiência com o narcisismo são presas fáceis de seu charme e dotes artísticos.

tratamento para o narcisismo
O narcisismo é um transtorno de personalidade.

Hospitalização e medicação psiquiátrica como antidepressivos e estabilizadores de humor são recomendados para os casos mais severos. Novamente, é importantíssimo que o(a) narcisista disposto(a) a iniciar o tratamento para o narcisismo seja recomendado a um profissional experiente e especializado em transtorno de personalidade narcisista, o qual possui as qualificações necessárias para avaliar o paciente e designar o tratamento que melhor se encaixa a seu perfil.

Vale relembrar, contudo, que não cabe a você, filha de mãe narcisista, “encontrar a  cura” para o problema de sua mãe.

A maneira mais garantida e eficiente de acabar com o seu problema com o narcisismo é se afastar da pessoa que o possui, ou seja, a sua mãe. Existem inúmeras maneiras de reduzir a presença e a influência da sua mãe narcisista na sua vida. Se você deseja mudar os termos do relacionamento com a sua mãe para se sentir com mais controle de você mesma e de sua própria vida, eu recomendo muito o meu livro Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas. No capítulo “Para encerrar com o abuso narcisista”, ofereço dicas superúteis de como mudar a dinâmica do relacionamento com a sua mãe ou de como cortá-la de sua vida definitivamente.

Para mais informações sobre o narcisismo clique aqui