Como qualquer tratamento para um ou demais problemas de saúde mental, depende da dedicação do cliente para dar certo.
O narcisista raramente aparece em consultório psicoterápico de livre e espontânea vontade. Por não admitir falhas, só aceita o tratamento para o narcisismo quando se encontra profundamente deprimido como resultado de problemas de relacionamentos ou quando forçado por familiar ou parceiro amoroso.
O tratamento para o narcisismo torna-se produtivo somente quando a pessoa é tratada como narcisista, ou seja, como um indivíduo que possui um transtorno de personalidade. O narcisista tratado pelo psicoterapeuta como “mãe injustiçada”, por exemplo, sai da sala de terapia mais narcisista do que quando entrou.
Por ser extremamente dissimulada, a mãe narcisista ao “buscar” tratamento para o narcisismo precisa ser encaminhada a um profissional especializado em transtorno de personalidade narcisista. Psicoterapeutas, psicólogos ou psiquiatras sem experiência com o narcisismo são presas fáceis de seu charme e dotes artísticos.

O narcisismo é um transtorno de personalidade.
Hospitalização e medicação psiquiátrica como antidepressivos e estabilizadores de humor são recomendados para os casos mais severos. Novamente, é importantíssimo que o(a) narcisista disposto(a) a iniciar o tratamento para o narcisismo seja recomendado a um profissional experiente e especializado em transtorno de personalidade narcisista, o qual possui as qualificações necessárias para avaliar o paciente e designar o tratamento que melhor se encaixa a seu perfil.
Vale relembrar, contudo, que não cabe a você, filha de mãe narcisista, “encontrar a cura” para o problema de sua mãe. Para aprender como superar esta tendência codependente, recomendo o meu curso online, “A codependência”.
A maneira mais garantida e eficiente de acabar com o seu problema com o narcisismo é se afastar da pessoa que o possui, ou seja, a sua mãe.
Existem inúmeras maneiras de reduzir a presença e a influência da sua mãe narcisista na sua vida. Se você deseja mudar os termos do relacionamento com a sua mãe para se sentir com mais controle de você mesma e de sua própria vida, eu recomendo muito o meu livro Prisioneiras do Espelho, Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas. No capítulo “Para encerrar com o abuso narcisista”, ofereço dicas superúteis de como mudar a dinâmica do relacionamento com a sua mãe ou de como cortá-la de sua vida definitivamente.
Para mais informações sobre o narcisismo clique aqui
Rc Cursos Online –
Olá aqui é a Mariana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Cursos Online –
Olá aqui é a Carmen Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Curso De Tarot –
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Letícia Almeida Gonçalves –
É desafiador manter um convívio sadio com a mãe narcisista. E quase impossível fazer os demais familiares ver e aceitar que isso existe. É como se mãe narcisista fosse uma fantasia da minha cabeça. Ser incompreendida pra mim é a fase mais dolorosa de todo esse trauma. Pq pra vencer queremos o apoio dos que amamos. Enfim é um desafio atrás do outro
Camila Da Silva –
Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Bianca –
Ótimo artigo, muito esclarecedor. Só que tem uma mãe assim sabe o sofrimento que ela causa. Para os outros familiares que são manipulados ou que tem que conviver pois não tem outra forma de sair somos “loucos/sem amor). sofri por muitos anos com uma mãe assim, hoje sou casada e mesmo assim ela tenta acabar com os meus dias, mas mesmo assim eu sigo firme e não deixo mais ela me abalar, por mais difícil que a situação seja.
Ana –
Agradeço e parabenizo as informações aqui colocadas no blog ,minha mãe tem a maioria dessas características, parece que ela se incomoda com a minha felicidade e minha paz de espírito ,quer me fazer de fantoche dela ,só que eu a enfrento ,não permito que as ofensas dela penetre em mim pq sei quem eu sou ! Já sofri mto com isso mais agora não sofro mais 😊 e aquela coisa ou vc fortifica a sua auto estima ou vc se deixa levar pelo veneno e eu fortifiquei minha auto estima e ignoro as coisas que ela fala ! Aí ela já não me atinge mais como antes ! Mais assim que eu puder quero sair de casa e viver mais em paz com liberdade ! E bom cada um no seu quadrado ! Obrigada mais uma vez pelas informações
Manu –
Incrível como tudo o que eu li se encaixa perfeitamente, eu só quero fugir dessa narcisista.
Filipa –
É dificil ter de conviver com uma mãe Narcisista.Depois de muitos anos decidi cortar relações, mas não sem antes de ela destruri a minha relação com a minha irmã, que não reconhece e aceita que há manipulação, pois sempre pôs filhas umas contras as outras.Sou vista como invejosa, porque, a mãe agora gosta mais dela e têm mais orgulho nela.Preocupa-me muito porque chega ao ponto de tentar fazer com que os meus sobrinhos deixem de falar comigo e tenta controlar toda a comunicação, com os meus sobrinhos.Irá fazer o mesmo com os dois irmãos, e minha irmã não vê.Para além de ter inventado mentiras sobre a minha pessoa para o resto da familia, prejudicando a minha reputação, a familia (tios,tias, primos/as…..)deixaram de me falar.
Nara –
Mimha mãe é tudo do jeito q está.escrito ai em cima…parece q ela me odeia e se incomoda com a minha felicidade…quando eu fico triste ela está alegre e quando to feliz ela fica furiosa…tenta destruir meu casamento e tenta por meus filhos um contra o outro..tenta fazer meu marido me detestar…em fim ela faz da minha vida um inferno…mas su nao me abalo mais pelas ofensas a ela diz…sei q o Senhor vai tirar ela da minha casa 🙌🙌